Browsing by Author "Nunes, Rita Andreia Salvado Caldeira"
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- "Como se pode usar a linguagem?" - Interção adulto-criança em momentos estruturados do JIPublication . Nunes, Rita Andreia Salvado Caldeira; Almeida, TiagoO presente relatório pretende dar a conhecer ao leitor o percurso realizado ao longo da Prática Profissional Supervisionada II numa sala de jardim de infância, com um grupo com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Estas crianças apresentam alguma dificuldade no respeito pelas regras de vida de grupo, na partilha/cooperação e na sua autorregulação. Desta forma, a área da formação pessoal e social assumiu destaque nas intenções delineadas para a ação educativa. Priorizando as interações sociais e encarando a prática reflexiva como algo indispensável para a ação de um educador importa ponderar acerca das interações do mesmo com as crianças. Assim, é indispensável haver uma constante introspeção que facilita a adequação da ação educativa ao grupo em questão. Posto isto foi desenvolvido um estudo de caso de natureza mista, baseado na análise de registos de observação de 5 minutos realizados em dois momentos de grande grupo da rotina diária, a Reunião da Manhã e o Tempo Curricular Comparticipado - que ocorre da parte da tarde. Tendo em conta o tempo e relevância que estes dois momentos assumem na vida das crianças é importante aferir quais os tipos de interação que ocorrem mais em ambos. Através do tratamento de dados foi possível categorizar as interações realizadas pela educadora cooperante em: (i) questionamento simples; (ii) questionamento aberto (iia) de exploração ou (iib) de sinalização; (iii) suporte;(iv) ampliação e (v) sinalização. De seguida analisou-se de forma rigorosa as interações, sustentando os resultados e conclusões obtidas com referencial teórico. A investigação em questão dá a conhecer que os tipos de interação divergem nos dois momentos, contudo com percentagens muito semelhantes entre si. Generalizando os dois momentos em análise, o questionamento de exploração, a sinalização e o questionamento simples, respetivamente, sobressaem nas interações da educadora. Pelo contrário, o questionamento aberto de sinalização é o menos presente. Especificando os dois momentos, enquanto o questionamento simples assume destaque na reunião da manhã, é o questionamento aberto de exploração que prevalece no momento estruturado da tarde. Ao longo do documento a escrita reflexiva e crítica estarão presentes com o intuito de apresentar e compreender a prática de uma educadora e, principalmente, construir uma identidade profissional a partir da mesma.