Browsing by Author "Narciso, Ana Catarina Melo da Fonseca"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conceções alternativas sobre os animais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: da sua identificação à sua desconstruçãoPublication . Narciso, Ana Catarina Melo da Fonseca; Almeida, AntónioO presente relatório está integrado na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo, da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). O relatório integra a descrição de duas intervenções, uma no 1.º Ciclo e outra no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para além de um estudo realizado sobre as Conceções Alternativas na temática dos animais, tendo como objetivos a identificação, análise e desconstrução de ideias preconcebidas dos alunos, através de um questionário administrado antes e depois da intervenção. O questionário estava dividido em seis partes referentes: i) ao meio(s) em que os animais habitam; ii) à associação dos animais à fauna portuguesa; iii) ao tipo de revestimento; iv) ao tipo de alimentação; v) ao tipo de reprodução e, por fim, vi) ao tipo de locomoção. Este estudo envolveu vinte crianças do 2.º ano do 1.º CEB, com idades entre os sete e oito anos. A metodologia implementada foi de natureza mista: i) quantitativa – análise e comparação das respostas corretas obtidas nos dois momentos separados pela intervenção e, ii) qualitativa – análise de produções dos alunos decorrente do Trabalho de Projeto realizado. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que algumas Conceções Alternativas foram desconstruídas, uma vez que os resultados do pós-teste foram significativamente melhores. Ainda assim, persistiram conceções alternativas em alguns alunos acerca: Da identificação do(s) meio(s) em que um animal pode viver; da identificação do regime alimentar e formas de locomoção de alguns animais; da associação de alguns animais à fauna portuguesa; e da identificação de tipos de reprodução. Por fim, foi elaborada uma reflexão final, acerca das intervenções realizadas, dos contributos e competências adquiridos e desenvolvidos ao longo do processo.