Browsing by Author "Montoito, Ana Carolina Freire"
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- Espaços de brincar: as escolhas das criançasPublication . Montoito, Ana Carolina Freire; Rosa, ManuelaO presente relatório surge no seguimento da Prática Profissional Supervisionada (PPS) II, em contexto de jardim de infância (JI), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Tem como principal objetivo desenvolver uma análise reflexiva e crítica da intervenção enquanto educadora-estagiária, decorrida entre setembro de 2016 e janeiro de 2017, procurando, igualmente, evidenciar a problemática emergente, analisada segundo o paradigma da investigação-ação (Máximo-Esteves, 2008). O tema Espaços de brincar: as escolhas das crianças, pretende, de uma forma reflexiva e fundamentada, dar a conhecer de que forma é organizado o espaço da sala, evidenciando como é que as crianças se apropriam dele, e explicitando, mediante as oportunidades criadas, quais as escolhas que fazem. Para desenvolver o estudo, optouse por uma metodologia qualitativa, fundamentalmente descritiva, interpretativa e reflexiva, que contempla a recolha de dados e a formulação de questões a investigar (Bogdan & Biklen, 1994). Neste processo, selecionei técnicas e instrumentos que, de maneira sistemática e abrangendo uma multiplicidade de perspetivas, me permitiram reunir dados (Graue & Walsh, 2003). Estes foram organizados e analisados recorrendo a uma triangulação (Graue & Walsh, 2003), condensação e categorização (Máximo- Esteves, 2008) que permitiu agrupar e classificar o conteúdo das várias fontes de dados. O estudo permitiu concluir que todos os intervenientes, equipa da sala, grupo de crianças e respetivos pais, contribuíram ativamente para a aquisição de significados (Bogdan & Biklen, 1994). Como também, foi possível observar que, mediante uma partilha de poder entre o adulto e a criança, ambos, têm a possibilidade de fazer escolhas e tomar decisões, assumindo, progressivamente, responsabilidades (Lopes da Silva, Marques, Mata & Rosa, 2016) na gestão e organização do espaço da sala e respetivos materiais, valorizando-os, apropriando-os e reestruturando-os em conjunto.