Browsing by Author "Miranda, Rita Alexandre Dias Cardoso Fonseca"
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- A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Miranda, Rita Alexandre Dias Cardoso Fonseca; Falcão, MiguelA Educação Artística está presente no processo de aprendizagem das crianças desde tenra idade. Por conseguinte, compete à Escola o papel de educar desde cedo e de forma continuada a relação com as diferentes áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento pelos alunos de competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, tendo o Teatro essa capacidade multidisciplinar de integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos. O presente projeto foi desenvolvido numa instituição do ensino particular, situada no concelho de Alcochete, tendo como questão de partida: “Como criar e implementar a disciplina de Teatro no 2.º ciclo, num estabelecimento de ensino da rede privada na área metropolitana de Lisboa, no quadro da legislação produzida sobre autonomia e flexibilidade curricular?”. Este projeto do tipo investigação-ação segue uma metodologia qualitativa e enquadra-se no paradigma interpretativo. Esta metodologia permitiu estudar e reorganizar as experiências artísticas e teatrais realizadas enquanto disciplina curricular, com alunos do 5.º e do 6.º anos de escolaridade e procurou cumprir os seguintes objetivos: (i) conceber uma estrutura programática que se enquadre no currículo do 2.º ciclo do ensino básico e que se articule com os documentos orientadores para a área de teatro dos ciclos adjacentes; (ii) descrever e analisar as práticas de implementação da disciplina de Teatro no 2.º ciclo do ensino básico; e (iii) perceber como é avaliada, pela comunidade escolar, a inclusão da disciplina de Teatro na oferta curricular do 2.º ciclo do ensino básico. O estudo, para além de pesquisa documental, exigiu a elaboração do Programa da disciplina de Teatro criado especificamente com este propósito, o planeamento geral da intervenção e as planificações de aula, o registo regular em notas de campo e a aplicação de questionários, que, no conjunto e uma vez triangulados, permitiram dar resposta à questão principal da pesquisa e cumprir os objetivos estabelecidos. Os resultados obtidos confirmam o reconhecimento da importância que a presença do Teatro tem em contexto curricular, no desenvolvimento de competências a nível pessoal, artístico e cultural dos jovens, realçando, também, a relevância da continuidade pedagógica desta disciplina ao longo do percurso escolar dos alunos