Browsing by Author "Mendes, Sara Margarida Pestana"
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- A expressividade clássica à luz do século XXIPublication . Mendes, Sara Margarida Pestana; Cruz, Nuno IvoPartindo da questão “é possível fazer “a” edição do Concerto em Ré M K.314 para Flauta e Orquestra de Wolfgang Amadeus Mozart?”, serão abordadas duas vertentes: a ontológica (natureza do ser) e epistemológica (natureza do conhecimento), culminando assim numa reflexão meta científica. A edição da partitura consiste em transformar as ideias do compositor em informação acessível e útil para o performer. Este debate ontológico- epistemológico assenta numa investigação científica documental do passado e do presente sobre prática performativa informada, ou seja, pesquisa as técnicas e linguagem performativas de como se interpreta o referido concerto. Em suma, o objeto da tese é o Concerto em Ré M K. 314 para Flauta e Orquestra de Mozart e o objetivo da mesma é apurar a sua performance e a possibilidade de fazer, atualmente, uma edição "prática", ou seja, reconstruir a obra integrando as dinâmicas, articulações e expressividade musical como orientação para a performance flautística do mesmo. A base da investigação é a Performance Historicamente Informada, daqui em diante abreviada por HIP1, associada à prática performativa. A par com esta investigação, serão também divulgadas cinco sugestões notacionais da performance do referido concerto clássico.