Browsing by Author "Mendes, Madalena Lima Pacheco de Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A utilização de tecnologias digitais como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Mendes, Madalena Lima Pacheco de Oliveira; Cardoso, AdrianaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2º CEB. Na primeira parte do relatório, é feita uma breve descrição da prática pedagógica desenvolvida em contexto de estágio, em 1.º e 2.º CEB, seguindo-se uma análise comparativa entre as duas intervenções. Na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico desenvolvido durante a intervenção num contexto de 1.º CEB, intitulado A utilização de tecnologias digitais como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico. Este estudo contou com a participação de 22 alunos de uma turma do 4.º ano, com idades compreendidas entre os nove e os dez anos de idade, tendo como finalidade compreender em que medida a utilização das tecnologias digitais é favorável à aprendizagem no 1.º CEB. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) analisar o efeito da utilização do RED “Leopoldino, o explorador” na produção escrita de sequências descritivas; (ii) analisar a perceção dos alunos relativamente à utilização do RED “Leopoldino, o explorador”. O trabalho desenvolvido recorreu a uma abordagem qualitativa, com recurso a dados quantitativos. Estes foram recolhidos por meio de um questionário e através da análise das produções dos alunos, antes e após a intervenção. Os resultados da investigação evidenciam que a utilização de tecnologias digitais, nomeadamente, dos Recursos Educativos Digitais (RED) é uma mais-valia na aprendizagem e aquisição de conhecimentos. Além disso, foi possível verificar que as atividades desenvolvidas mostraram alguma eficácia e que houve uma evolução dos alunos ao longo de toda a prática.