Browsing by Author "Mendes, Leonor de Matos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridadePublication . Mendes, Leonor de Matos; Almeida, Pedro da CruzO presente relatório desenvolve-se no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte do relatório é feita uma descrição das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, assim como uma comparação crítica e reflexiva das duas práticas. Na segunda parte apresenta-se o estudo empírico desenvolvido com alunos do 2.º ano de escolaridade na prática pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este intitula-se “Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade” e teve como finalidade compreender a que tipo de representações estes alunos recorrem para resolver problemas, o papel desempenhado por essas representações nos processos de resolução dos problemas e as relações que estabelecem entre os diferentes tipos de representações. O estudo é de natureza qualitativa, tendo um carácter descritivo e interpretativo. Para recolher os dados privilegiaram-se as técnicas da observação participante e da entrevista a dois pares de alunos, tendo sido a análise de conteúdo a técnica utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados da investigação permitiram verificar que os participantes no estudo, para resolver os problemas, recorreram a representações físicas, visuais, verbais e simbólicas. Na sua maioria, as representações físicas foram utilizadas para rever os processos de resolução e interpretar a situação dos problemas, as visuais para obter a solução dos problemas e as simbólicas e verbais para explicar e justificar os processos adotados ao longo das suas resoluções. Quanto às relações estabelecidas entre os diferentes tipos de representações, verificou-se que os alunos tiveram mais facilidade em estabelecer relações entre as visuais e físicas e entre as verbais e visuais, manifestando alguma dificuldade na utilização de tabelas e respetiva relação com os outros tipos de representações.