Browsing by Author "Melo, Catarina Martins de Lemos Mota e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A improvisação como parte integrante do ensino vocacional de cravoPublication . Melo, Catarina Martins de Lemos Mota e; Soares, Pedro CoutoResumo I - O presente relatório foi feito no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. O Estágio do Ensino Especializado foi realizado durante o ano letivo 2020/2021 em regime de observação e lecionação da classe de cravo da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. É feita uma breve caracterização do estabelecimento de ensino onde o estágio foi realizado bem como dos alunos envolvidos. São descritas sucintamente as aulas que ao longo do ano letivo foram dadas pela professora cooperante. Esta observação incidiu sobre as suas práticas pedagógicas, as suas estratégias e métodos de ensinos e os resultados que obteve com cada aluno. É igualmente feita uma descrição das aulas lecionadas pela mestranda. O processo de lecionação das aulas foi elemento chave para a experimentação e reflexão sobre diferentes ferramentas, técnicas pedagógicas, formas de comunicar com os alunos e métodos de avaliação, baseados tanto nas práticas observadas como nas já adotadas durante a anterior atividade docente. Este processo incluiu definir objetivos, preparar os planos de aula e selecionar estratégias pedagógicas adequadas e eficazes. O ensino especializado da música em Portugal tem passado por diferentes fases de adaptação à sociedade e ao meio envolvente. É essencial que a preparação de professores se baseie cada vez mais na reflexão, espírito crítico, criatividade e inovação para se ter um ensino que se adapte facilmente a uma realidade em constante transformação. Só assim se pode alcançar um ensino motivador e atrativo para alunos e professores.