Browsing by Author "Matos, Andreia Filipa Garizo"
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- “Vou dar-te um brinquedo de menino: um carro”.... ou o desmistificar as Questões de Género no Jardim de InfânciaPublication . Matos, Andreia Filipa Garizo; Lino, DalilaEste estudo desenvolveu-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Através de um olhar crítico e reflexivo, baseado em pressupostos teóricos, analisa-se a problemática mais significativa ao longo da intervenção: As Questões de Género no Jardim de Infância. A temática do estudo emergiu de uma necessidade identificada no grupo de crianças, sendo visíveis vários estereótipos relacionados com o ser menino e o ser menina, porque, desde cedo, as crianças rotulam diversas atividades com base no género. No decorrer desta reflexão, explicita-se a importância deste tema na Educação de Infância e o papel das famílias e do/a educador/a nas (des)igualdades entre os géneros. Em paralelo surgem também as vozes das crianças sobre o que consideravam ser de e para menino e o ser de e para menina no decorrer de brincadeiras ou atividades desenvolvidas. Os objetivos deste estudo passaram por desconstruir a ideia de que existem atividades/objetos/tarefas só para um género; refletir sobre a influência dos educadores de infância e das famílias a este propósito, bem como promover a igualdade de género através de atividades inclusivas dos dois géneros. A Inventigação-Ação foi a metodologia utilizada ao longo da intervenção educacional. Recorrendo a diversos instrumentos (questionários, observação direta, entrevistas e notas de campo), procurou-se reunir um conjunto de dados que evidenciavam diversos estereótipos sobre o ser menino e o ser menina. Os resultados obtidos demonstraram duas realidades distintas: se, por um lado, no final da intervenção, as crianças já adotavam algumas expressões inclusivas dos dois géneros, por outro, ainda era possível observar expressões estereotipadas, cujas influências podem vir dos educadores, famílías e da própria sociedade que distinguem meninos e meninas desde a nascença.
- Vou-te dar um brinquedo de menino: um carro … ou o desmistificar as questões de género no Jardim de InfânciaPublication . Matos, Andreia Filipa Garizo; Lino, DalilaO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada em dois contextos socioeducativos de Educação Pré-Escolar: Creche e Jardim-de-Infância. Tanto na Creche como no Jardim-de-Infância a prática educativa decorreu em Instituições Privadas: em janeiro pude intervir com um grupo de 13 crianças com idades compreendidas entre os 18 e os 28 meses em Creche e de fevereiro a maio intervim com 17 crianças de 3 e 4 anos em Jardim-de-Infância. Através de um olhar atento, crítico e reflexivo baseado em pressupostos teóricos, analisa-se a intervenção ocorrida nos dois contextos socioeducativos que contribuíram para esta nova fase que agora se inicia: a de ser educador. Este não foi um caminho que construí sozinha, visto que derivou de um período repleto de interações e aprendizagens com e entre crianças, equipas educativas, famílias e comunidade. Ao longo dos quatro capítulos nos quais o relatório está organizado -caracterização dos contextos socioeducativos, análise da intervenção, problemática e considerações finais - é possível compreender que a reflexão sobre a ação desenvolvida foi uma prática que privilegiei, porque acredito que, só assim, é possível (re)orientar a prática pedagógica, no sentido de a melhorar. As Questões de Género no Jardim-de-Infância assumiram-se como a problemática mais significativa ao longo da intervenção. Neste capítulo explicita-se a importância deste tema na Educação e a influência das famílias e do educador nas (des)igualdades entre os géneros. Em paralelo, surgem também as vozes das crianças sobre o que consideram ser (de e para) menino e o ser (de e para) menina no decorrer de brincadeiras ou atividades por mim desenvolvidas, cuja intenção foi promover “uma educação baseada nos princípios de igualdade entre géneros” (Saavedra, 2005, p. 10).