Browsing by Author "Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar PresentePublication . Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da; Marques, Ana SilvaO presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, após a conclusão deste ciclo de estudos e a realização do estágio profissionalizante na Escola De Dança Lugar Presente (EDLP), em Viseu, no contexto da disciplina de Expressão Criativa, durante o ano letivo 2015/2016. O público-alvo desta intervenção foi o grupo de catorze alunos da turma do 3º ano do Curso Artístico Especializado de Dança, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Como principal objetivo deste trabalho de estágio, destaca-se a aplicação de estratégias adotadas em contexto de aula para desenvolver as relações interpessoais dos alunos e uma reflexão contínua sobre o trabalho que foi sendo realizado. Deste modo, procurou compreender se se as relações que se vão estabelecendo entre os alunos, ao longo do tempo, influenciam o seu desenvolvimento académico e pessoal, tendo em conta os desafios da fase de desenvolvimento que estes enfrentam, a adolescência, e, nesse sentido, criar um clima de aula favorável ao desenvolvimento das capacidades criativas, expressivas e comunicativas dos alunos. A planificação dos exercícios e sessões foi sendo constantemente adaptada às respostas da turma e às necessidades da escola cooperante. Tendo presente os conteúdos programáticos da disciplina, foram promovidas as relações entre os alunos, através de exercícios que exigiram interações com base na cooperação, na partilha e na confiança. Procurou realizar-se um trabalho de sensibilização para a diferença e de promoção do respeito e compreensão mútuos, de forma a garantir uma maior abertura sociocultural dos alunos envolvidos. Seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa, sustentada pelas características da Investigação-Ação, com a aplicação de diversos instrumentos de recolha de dados nas diversas modalidades previstas (Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada). Antes de finalizar a última modalidade, foi desenvolvida e apresentada publicamente uma pequena obra de criação coreográfica, no âmbito do espetáculo "Welcome to my place", dinamizado pela EDLP.