Browsing by Author "Martins, Sara"
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- Dificuldades da escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico: a disortografia e a visãoPublication . Poças, Ilda Maria; Silva, Carina; Besidovska, Anzhelika; Rocha, Marlene; Valimamade, Nilsa; Mourato, Patrícia; Martins, SaraIntrodução – A visão é um importante meio de desenvolvimento físico/motor, comportamental e cognitivo nas crianças, tendo uma grande relevância no processo de aprendizagem. Objetivo – Caracterizar as anomalias de função visual que contribuem para as dificuldades da escrita em crianças do 3º e 4º anos de escolaridade e relacionar com os erros ortográficos identificados. Métodos – Estudo observacional, descritivo, transversal, de paradigma quantitativo do tipo correlacional. Amostra de 232 alunos, com idade entre sete e doze anos. Para aferir as dificuldades da escrita foi aplicado o Protocolo de Aferição de Dificuldades em Leitura e Escrita. Para o estudo da função visual foi aplicado o protocolo clínico de ortóptica. Resultados – Verificou-se que os alunos com alterações na acuidade visual para perto (3,45%), no ponto próximo de convergência (17,3%) e no ponto próximo de acomodação (32,4%) deram mais erros na cópia, por troca de letras. Os alunos com vergências alteradas, nomeadamente na convergência para perto (69,6%) e na convergência para longe (76,4%), cometeram, respetivamente, mais erros no ditado e na cópia também por troca de letras. Conclusões – As anomalias mais comuns em crianças em idade escolar são: erros refrativos, ambliopia, insuficiência de convergência, desequilíbrio oculomotor (estrabismos). Apesar dos alunos com alterações na acuidade visual para perto, ponto próximo de convergência, ponto próximo de acomodação, convergência para perto e para longe terem dado mais erros, as correlações não foram estatisticamente significativas.
- Dificuldades de escrita e visão funcional em crianças do ensino básico: a disortografia e a visãoPublication . Martins, Sara; Poças, Ilda Maria; Besidovska, Anzhelika; Silva, Carina; Rocha, Marlene; Valimamade, Nilsa; Cardoso, Adriana; Dantas, Lucimar; Mourato, PatríciaA visão é um importante meio de desenvolvimento a nível físico, comportamental e cognitivo logo desde o nascimento. Em idade escolar, a função visual tem uma grande relevância no processo de aprendizagem das crianças, sobretudo na aprendizagem da leitura e da escrita. Vários estudos indicam que crianças com deficiências visuais podem apresentar maior dificuldade de desenvolvimento no processo de aprendizagem mas poucos estudos relacionam a dificuldade da escrita com anomalias da visão. Sabendo que a visão é uma importante fonte de informação e de aprendizagem, sendo que 80% do conhecimento é captado pelos olhos e sabendo que a sintomatologia provocada por distúrbios da função visual pode influenciar negativamente a performance escolar, colocam-se as seguintes questões: 1) Será que anomalias da função visual contribuem para uma maior dificuldade no desempenho da escrita? 2) Será que a diminuição de uma função visual como a acuidade visual, a convergência, a acomodação, a estereopsia, ou o desequilíbrio oculomotor e os erros refrativos ao causar uma deficiente visão funcional, contribuem para a existência de uma maior disortografia?
- Dificuldades de escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico: a disortografia e a visãoPublication . Poças, Ilda Maria; Cardoso, Adriana; Besidovska, Anzhelika; Dantas, Lucimar; Rocha, Marlene; Valimamade, Nilsa; Mourato, Patrícia; Martins, SaraA visão é um importante meio de desenvolvimento a nível físico, comportamental e cognitivo logo desde o nascimento. Em idade escolar, a função visual tem uma grande relevância no processo de aprendizagem das crianças, sobretudo na aprendizagem da leitura e da escrita. Vários estudos indicam que crianças com deficiências visuais podem apresentar maior dificuldade de desenvolvimento no processo de aprendizagem mas poucos estudos relacionam a dificuldade da escrita com anomalias da visão. Sabendo que a visão é uma importante fonte de informação e de aprendizagem, sendo que 80% do conhecimento é captado pelos olhos e sabendo que a sintomatologia provocada por distúrbios da função visual pode influenciar negativamente a performance escolar, colocam-se as seguintes questões: 1) Será que anomalias da função visual contribuem para uma maior dificuldade no desempenho da escrita? 2) Será que a diminuição de uma função visual como a acuidade visual, a convergência, a acomodação, a estereopsia, ou o desequilíbrio oculomotor e os erros refrativos ao causar uma deficiente visão funcional, contribuem para a existência de uma maior disortografia?
- The use of DFSS tool / design for six sigma in the innovative process of new product development: a case studyPublication . Martins, Sara; Dias, Ana; Helena, NavasThe SS methodology is being widely used as a quality management model. Focusing on "Zero Defects" pro-duction, the tool that support DNP used in the planning phases, that precede manufacturing is DFSS method-ology, suitable for production processes with SS requirement. There is a contradictory question regarding the differences and complementarities between DFSS tool and the SS methodology: to conclude about what is the best strategic decision by two companies, in which one uses the SS and the other uses the DFSS; else more, if it would be a competitor at a higher level with regard to the experience and knowledge, by using both. The case study indicates that given the intrinsic characteristics of the company, common to other Portuguese Small, Medium Enterprises (SMEs), it is clear that the use of DFSS tool turns out to be the most effective, especially when the client is a big company.