Browsing by Author "Martins, Rita Isabel Ribeiro"
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- A relação pedagógica no 1º CEB: perceções de alunos e professoresPublication . Martins, Rita Isabel Ribeiro; Isabel MadureiraProfessor e alunos influenciam-se mutuamente e a relação pedagógica estabelecida entre ambos é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, o presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II, surgiu da análise e reflexão sobre a nossa experiência enquanto estudante e da observação da relação pedagógica estabelecida entre uma professora e os seus respetivos alunos de uma turma do 3º ano do 1º Ciclo. O presente relatório está dividido em duas partes: uma primeira, em que se faz uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de 1º e 2º Ciclo; uma segunda, que engloba o estudo realizado, subordinada ao tema: “A relação pedagógica como dimensão fundamental do processo de ensino/aprendizagem”, no qual se procurou dar resposta à seguinte questão: “Qual a perceção que alunos e professora têm sobre a relação pedagógica estabelecida na sala de aula e sobre a sua influência no processo de aprendizagem dos alunos?”. Em termos de metodologia, este estudo enquadra-se num paradigma qualitativo, nomeadamente o Estudo de Caso. Em relação às técnicas e instrumentos de recolha de dados, optou-se pela realização de uma entrevista semiestruturada à professora titular de turma e pela aplicação de um inquérito por questionário aos alunos. De acordo com os resultados obtidos, é possível verificar que a relação pedagógica desenvolvida dentro da sala de aula é considerada fundamental no processo de ensinoaprendizagem. Os alunos valorizam quer as competências científico-pedagógicas, quer as competências relacionais da professora. Por sua vez, a professora apresenta uma visão crítica sobre o seu papel enquanto dinamizadora da relação pedagógica, pois apesar de dar mais enfâse aos fatores facilitadores da relação, não deixa de indicar aqueles que a poderão dificultar.