Browsing by Author "Martins, Catarina Sofia Resende"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- De que forma a escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros: um estudo de casoPublication . Martins, Catarina Sofia Resende; Valente, BianorO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, este relatório apresenta uma análise reflexiva e analítica relativa ao período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvida no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório integra, na segunda parte, uma investigação que emergiu do contexto em que realizei a prática, com o título – “De que forma a Escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros? - um estudo de caso”. Este estudo teve como objetivo a análise das conceções e comportamentos dos professores e assistentes operacionais no âmbito dos Primeiros Socorros. Nesta vertente, foram definidas três questões de investigação: i) Quais as conceções e comportamentos das assistentes operacionais em situações de Primeiros Socorros?; ii) Quais os conhecimentos e comportamentos dos professores no âmbito dos Primeiros Socorros?; iii) Quais são as variáveis que influenciam o conhecimento e comportamentos dos professores nos Primeiros Socorros?. Neste estudo de caso recorreu-se à metodologia quantitativa e qualitativa, privilegiando-se como técnicas de recolha de dados os inquéritos por questionário aos professores e as entrevistas às assistentes operacionais. Participaram nesta investigação 34 professores do 2.º e 3.º Ciclo e 7 assistentes operacionais. Para tratar os dados das entrevistas recorreu-se à análise de conteúdo e para tratar os dados dos questionários utilizou-se o Software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados do estudo permitem concluir que todas as assistentes operacionais entrevistadas possuem formação no âmbito dos Primeiros Socorros. A maioria das assistentes operacionais avalia o seu conhecimento em Primeiros Socorros de razoável a bom, considerando-se capacitadas para intervir em situações de Primeiros Socorros. Apesar de nem todos os professores destes ciclos de ensino possuírem formação em Primeiros Socorros, o seu conhecimento nestas situações é considerado satisfatório.