Browsing by Author "Martins, Carolina Ferro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho de projeto numa turma multinível de 1.º Ciclo: autonomia, socialização e aprendizagemPublication . Martins, Carolina Ferro; Leite, TeresaO presente relatório é o culminar do trabalho realizado nas práticas supervisionadas realizadas durante o 2.º ano do mestrado. Para além de uma breve descrição da prática pedagógica realizada em dois diferentes ciclos de escolaridade, apresenta-se ainda o estudo realizado no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico acompanhámos uma turma multinível, com alunos matriculados em diferentes anos de escolaridade (do 1.º ao 4.º. inclusive). Os objetivos propostos a alcançar com este grupo de alunos foram: “Desenvolver rotinas de avaliação/reflexão diárias”, “Desenvolver o gosto pelas ciências experimentais e História”, “Desenvolver trabalho de texto poético” e “Desenvolver rotinas matemáticas em grupo”. Durante a prática realizada em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico foram acompanhadas duas turmas de 5.º ano em Matemática e Ciências Naturais. Com o projeto criado para implementar neste contexto foram procurados cumprir os seguintes objetivos: “Desenvolver estratégias de cálculo mental com números racionais não negativos”, “Desenvolver conhecimentos de notação, vocabulário e simbologia matemática”, “Trabalhar em grupo e com materiais manipuláveis” e “Melhorar a prática de ações pessoais de preservação da Biodiversidade”. O estudo apresentado neste relatório teve lugar no contexto multinível do 1º ciclo e pretendeu estudar o desenvolvimento das competências de socialização e autonomia, e aprendizagem, em situações em que os alunos dos diferentes anos de escolaridade trabalhavam em conjunto. Para tal, escolhemos as situações de trabalho de projeto, metodologia já desenvolvida com a turma. Para este estudo, a revisão de bibliografia focou três vertentes: as turmas multinível, a autonomia e a socialização e a metodologia de trabalho de projeto. A investigação realizada tem um cariz qualitativo e configura um estudo de caso, procurando interpretar as atitudes e ações dos alunos durante a realização dos projetos à luz do desenvolvimento de competências de autonomia e socialização. Os resultados mostram que em todas as vertentes estudadas (socialização, autonomia e aprendizagem) os efeitos positivos do trabalho conjunto são notórios, embora as atitudes de autonomia sejam menos constantes.