Browsing by Author "Marques, Miguel Maia"
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- Tudo no lugar certoPublication . Marques, Miguel Maia; Antunes, David; Vicente, Maria JoãoEste projecto consistiu num processo criativo com jovens, com vista à apresentação de um espectáculo final, partindo de uma perspectiva existencialista alicerçada na “angústia existencial” conforme definida por Jean-Paul Sartre. Visto ser um trabalho com jovens não actores com uma base de trabalho constituído pelo ideário destes, considerou-se ser um projecto de Teatro e Comunidade. Esta disciplina, relacionada com o próprio teatro, e com as artes comunitárias, surge frequentemente associada a ideias de “transformação” e de “revelação”, o que importa analisar. Paralelamente, o contexto social e económico contemporâneo, comummente descrito como pós-moderno, influencia qualquer actividade humana, tendo suficiente pertinência conceptual para ser levado em conta na definição de Teatro e Comunidade. Considera-se que o “caldo” pós-moderno, caracterizado pela contaminação constante entre diferentes esferas do foro social e de uma aparente confusão e dispersão simbólica potenciada pelo desenvolvimento tecnológico, afecta de forma crítica uma prática assente na ideia de comunidade, ela própria constituída por símbolos e pela sua manipulação. Uma abordagem artística que explora as idiossincrasias de uma comunidade, deve, previamente, encontrar âncoras estéticas, éticas e políticas. Propõe-se aqui um posicionamento fenomenológico, associado à ideia de “afectação” por oposição à de “efeito”, assumindo o carácter político da representação. Neste processo criativo, exploraram-se os conceitos de escolhas e de “lugar certo”, usando-se como base a Antígona de Sófocles. Considerou-se fulcral entender a prática de Teatro e Comunidade como uma intermediação simbólica permanente, causadora de turbulência criativa, em conjunto com uma estrutura comunitária, que lhe permita fortalecer a sensação de “estar-no-mundo”.