Browsing by Author "Marques, Ana Catarina Pinto"
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- Porque é que a terra treme? Perceção do risco sísmico em alunos do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Marques, Ana Catarina Pinto; Almeida, AntónioNeste relatório de estágio, que se integra na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES), são apresentadas a prática de ensino supervisionada e uma investigação desenvolvida durante a prática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A PES é apresentada em linhas gerais, contemplando a caracterização do contexto socioeducativo e a identificação da problemática e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades dos alunos e do contexto. A investigação é apresentada na segunda parte ou segundo capítulo deste documento. O tema foi escolhido pelo interesse, curiosidade e relevância para os alunos, uma vez que, para além de se avaliar a sua perceção do risco sísmico, se pretendia contribuir para que os alunos compreendessem o fenómeno sísmico e desenvolvessem uma cultura de segurança, ou seja, conhecessem medidas preventivas e interventivas de autoproteção em caso de sismo e soubessem agir em conformidade. Neste estudo participaram os alunos da turma do 3.º ano, na qual decorreu a PES no 1.º CEB. A amostra era constituída por vinte e cinco alunos entre os 7 e os 9 anos. A investigação contemplou várias etapas. Inicialmente, administrou-se um préteste para avaliar a perceção dos alunos acerca da frequência e da perigosidade de três riscos naturais (incêndios, inundações e sismos) e para avaliar os seus conhecimentos face ao fenómeno sísmico em geral, ao risco sísmico na região de Lisboa e à prevenção sísmica na escola. Em seguida, implementou-se um plano de intervenção, em contexto de sala de aula e em outros espaços da escola, que terminou com a administração do pósteste 1. Três meses depois, foi administrado o pós-teste 2 para verificar se as aprendizagens tinham perdurado, sinónimo de que tinham sido significativas para as crianças. Os resultados da investigação revelaram que os objetivos do estudo foram atingidos, uma vez que o conhecimento científico dos alunos acerca do fenómeno sísmico, do risco sísmico na região de Lisboa e da prevenção sísmica na escola aumentou e perdurou no tempo.