Browsing by Author "Maia, Marta Catarina Coelho Fernandes Faria"
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- Formar as crianças para os direitos dos animais: avaliação de um processo de intervenção com crianças do 2º ano de escolaridadePublication . Maia, Marta Catarina Coelho Fernandes Faria; Almeida, AntónioO presente relatório decorre no contexto da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa e apresenta a descrição do percurso desenvolvido neste âmbito. A par da descrição das práticas interventivas, o trabalho integra um estudo efetuado na turma de 2.º ano, num estabelecimento de ensino público, na área da Grande Lisboa. A investigação foi motivada por interesses pessoais e da turma e, ainda, pela verificação de fragilidades dos alunos ao nível do pensamento crítico e das capacidades reflexivas. Com base nos fatores elencados, definiu-se o tema Formar as crianças para os direitos dos animais, implementando-se a avaliação de um processo de intervenção com as crianças do ano escolar mencionado. Objetivou-se, com este estudo, o desenvolvimento das capacidades críticas e reflexivas, a reflexão sobre o conceito dos Direitos dos Animais e, com efeito, a consciencialização das crianças face a esta temática. Para tal, optou-se por seguir uma metodologia de investigação-ação, tendo sido delineado um design que compreende uma entrevista realizada antes da intervenção, a implementação de sessões de discussão e reflexão sobre situações sujeitas de reflexão previamente selecionadas e, finalmente, uma entrevista final. Os resultados do estudo foram avaliados mediante a análise das respostas às entrevistas, cujo teor consistia na análise de algumas imagens que comprometiam os Direitos dos Animais e de outras que os respeitavam. Especificamente, os resultados evidenciaram uma clara evolução nas competências referidas – pensamento crítico e reflexivo – nos alunos e, particularmente, demonstraram que todos os participantes desenvolveram, ainda que nem todos com a mesma intensidade, uma maior consciência perante a temática dos Direitos dos Animais.