Browsing by Author "Machado, Joana Santos Toscano"
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- Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adultoPublication . Machado, Joana Santos Toscano; Lino, DalilaO presente relatório reflete, por escrito, o trabalho desenvolvido ao longo de quatro meses de Prática Profissional Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O trabalho realizado procura retratar a intervenção numa sala de jardim de infância, enquanto educadora-estagiária, com um grupo de 20 crianças de três anos de idade e a investigação desenvolvida neste contexto. Descreve-se e caracteriza-se o contexto, em relação ao meio, ao grupo, às famílias, à equipa educativa e ao ambiente educativo. Apresenta-se, ainda, o processo de intervenção, explicitando as intenções para ação da prática profissional. Assim como, o projeto desenvolvido por este grupo de crianças, no âmbito da metodologia de trabalho de projeto. Transversal aos dois capítulos, destaca-se, ainda, a valorização atribuída pelos diversos intervenientes desta ação à de atividade- o brincar. Quanto à investigação desenvolvida em jardim de infância, apresenta-se a identificação da problemática em estudo- o brincar, a revisão da literatura sobre o tema, as opções metodológicas e os princípios éticos adotados neste trabalho. Descrevemse, ainda, detalhadamente os procedimentos relativos ao desenvolvimento desta investigação, fundamentados num estudo de caso, de natureza qualitativa, cujo objetivo foi conhecer as conceções sobre o brincar, de um grupo de crianças e adultos- Encarregados de Educação e Educadora Cooperante- no jardim de infância e em casa, e identificar o tipo de brincadeiras, bem como a utilização dos brinquedos nesses contextos. Seguidamente, procede-se à descrição de um conjunto de técnicas, necessárias para a recolha de dados e posterior análise dos mesmos. São, pois, apresentados e analisados os resultados obtidos, permitindo compreender as diferentes conceções sobre o brincar, a partir da voz das crianças, da educadora de infância e dos encarregados de educação. E, por outro lado, conhecer os hábitos de brincadeira deste grupo de crianças no jardim de infância e em casa. O relatório culmina com uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo de cinco anos de formação inicial, procurando definir-me enquanto profissional de educação infantil.