Browsing by Author "Luvumba, Beatriz Wima da Silva"
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- Desenvolvimento do pensamento histórico com alunos do 2.º CEB: contributos da imaginação e empatia históricasPublication . Luvumba, Beatriz Wima da Silva; Hortas, Maria João; Dias, Alfredo GomesA realização do presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no último semestre do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo de Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação de Lisboa. O mesmo contempla, numa primeira parte, uma reflexão crítica sobre as experiências de intervenção pedagógica supervisionada, nos 1.º e 2.º ciclos da escolaridade obrigatória. A investigação, realizado na disciplina de HGP com alunos de 5.º ano, tem como problemática, Uma abordagem de ensino que privilegie a imaginação e empatia históricas contribui para o desenvolvimento do pensamento histórico. Da mesma emergiram três objetivos que orientaram o estudo, sendo estes: (i) analisar a capacidade de os alunos mobilizarem a imaginação e empatia históricas para analisarem factos inseridos nos conteúdos de HGP; (ii) analisar de que modo o desenvolvimento da imaginação e da empatia históricas contribuem para a formação de uma consciência histórica e, (iii) refletir sobre as estratégias e atividades que potenciam o desenvolvimento do pensamento histórico a partir da imaginação e empatia históricas e da consciência histórica. Metodologicamente a investigação recorre a procedimentos de natureza qualitativa, mobilizando a análise documental das planificações das sessões de HGP e a análise de conteúdo das resoluções, pelos alunos, dos quatro desafios sobre imaginação e empatia históricas. Os resultados permitem reconhecer que, à luz da problemática e objetivos, as crianças resolveram desafios que as transportavam para uma reflexão constante sobre o passado, mobilizando não só os seus conhecimentos prévios e vivências, mas também a sua imaginação, criando relações empáticas ao expressar sentimentos e emoções. Neste processo foi possível contribuir para a formação de uma consciência histórica, com uma dimensão de formação de cidadania crítica, democrática e transformadora.