Browsing by Author "Laborim, Ana Tiago Lopes"
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- Tempo de recreio ao ar livre - importância do tempo de exterior segundo o modelo HighscopePublication . Laborim, Ana Tiago Lopes; Dias, Joana Filipa da MotaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada II (PPSII), integrada no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE) da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Este documento apresenta como principal objetivo a análise reflexiva e fundamentada do percurso de prática profissional supervisionada vivenciado e respetiva investigação desenvolvida em contexto de Jardim de Infância, ao longo de cerca de 3 meses, com um grupo de 24 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade. A presente investigação intitula-se de “Tempo de recreio ao ar livre – a importância do espaço exterior segundo o modelo HighScope” e teve como objetivos, (i) compreender as conceções da equipa educativa sobre a importância do tempo de recreio ao ar livre; (ii) compreender as conceções das crianças sobre a importância do tempo de recreio ao ar livre; e (iii) identificar as principais potencialidades do tempo de recreio ao ar livre na rotina diária segundo o modelo HighScope. Tendo em conta os objetivos apresentados, optei por realizar uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente, um estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação, o registo diário de notas de campo, as entrevistas realizadas à educadora cooperante e à auxiliar de educação, o grupo de discussão realizado com algumas crianças da sala do JI2, as conversas informais e também a análise documental. É de referir ainda, que para o tratamento dos dados das entrevistas e do grupo de discussão foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados do estudo revelam que a equipa educativa da sala reconhece o tempo de recreio ao ar livre como um tempo crucial e importante na rotina diária das crianças, destacando a sua importância no desenvolvimento holístico das mesmas. Foi possível verificar ainda que as crianças valorizam este tempo no espaço exterior, sendo, portanto, um momento que potencia a sua autonomia, autoconfiança, a tomada de decisão e a aprendizagem ativa, que por sua vez, vai ao encontro dos princípios defendidos pelo modelo HighScope.