Browsing by Author "Krachkovska, Viktoriya"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia em português e em história e geografia de Portugal no 2.º CEBPublication . Krachkovska, Viktoriya; Hortas, Maria JoãoO presente relatório final emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no último semestre do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa, que prevê a realização de duas práticas de ensino supervisionadas, uma no 1.º e outra no 2.º CEB e, na sua sequência, a elaboração de um estudo de cariz investigativo. A investigação apresentada no presente relatório assumiu como ponto de partida a problemática As experiências de aprendizagem de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB podem contribuir para o desenvolvimento de CCD, indispensáveis para a construção de uma Sociedade Democrática e para a formação de uma cidadania transformadora da realidade social, da qual emergiram três objetivos de investigação: i) Reconhecer as potencialidades do conhecimento histórico-geográfico e do estudo de géneros literários (fábulas) para o desenvolvimento das CCD; ii) Relacionar as metodologias de ensino do Português e da HGP com o desenvolvimento das CCD; iii) Avaliar o contributo das experiências de aprendizagem implementadas em POR e HGP para o desenvolvimento de CCD nos alunos. Para o desenvolvimento do estudo, mobilizou-se uma metodologia mista, com análise quantitativa dos registos de desempenho dos alunos a partir das grelhas de observação e, análise de conteúdo realizada a partir das planificações das sequências didáticas e das produções escritas dos alunos em HGP e POR. Os resultados obtidos permitem-nos reconhecer que i) as temáticas da HGP e o estudo de fábulas em Português fazem emergir as CCD na sala de aula, caso exista essa intencionalidade pedagógico-didática; ii) as metodologias de trabalho ativas, sustentadas num modelo construtivista que coloque o aluno no centro do processo de aprendizagem, concorrem para o desenvolvimento das CCD e, iii) as experiências de aprendizagem implementadas nas aulas de HGP e POR concorreram para o desenvolvimento das CCD valorização da diversidade cultural, respeito, capacidades de análise e de pensamento crítico e conhecimento e compreensão crítica de si mesmo.