Browsing by Author "Jesus, Maria de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?Publication . Jesus, Maria de Sousa; Ferreira, PatríciaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento incide na reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida em duas valências do ensino básico e num estudo de investigação-ação realizado no contexto do 2.º CEB. Centrando-se na compreensão da influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral dos alunos, foi desenvolvida uma investigação no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como participantes 39 alunos pertencentes a duas turmas, dos quais foi selecionada uma amostra de quatro alunos para a realização de estudos de caso. O tema desta investigação ganhou sentido após constatação das dificuldades ao nível da produção oral destes alunos; da vigente implementação de um projeto educativo alusivo à prática das Tertúlias Dialógicas Literárias; e, por fim, pelo interesse pessoal da investigadora pelo desenvolvimento da produção oral dos alunos. O presente estudo é qualitativo e apoia-se na investigação-ação, sendo que a metodologia de projeto já existente e aplicada em ambas as turmas sofreu, no âmbito do estudo, algumas adaptações, com o objetivo de direcionar esta prática para uma avaliação do desenvolvimento da produção oral dos alunos. Esta avaliação, por sua vez, foi feita com o apoio de tabelas de observação, utilizadas como técnica de recolha de dados. Assim, o relatório subdivide-se em três secções fundamentais. Na primeira secção, são feitas uma descrição sintética e análise crítica referentes às duas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito desta Unidade Curricular. Na segunda secção, é feita a apresentação do estudo com devida fundamentação teórica, respetiva metodologia utilizada e, por fim, apresentação dos resultados seguida das conclusões. Por fim, na terceira e última secção do relatório, é apresentada uma reflexão final acerca da presente Unidade Curricular, assim como as referências bibliográficas e os anexos. Os resultados obtidos através do estudo permitem concluir que a prática de Tertúlias Dialógicas Literárias, juntamente com outras práticas complementares, resulta no aprimoramento da produção oral dos alunos.