Browsing by Author "Janeiro, Raquel de Azevedo Martins Monsanto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceções e explorações das crianças sobre o ambiente educativoPublication . Janeiro, Raquel de Azevedo Martins Monsanto; Pereira, MónicaO presente relatório é referente, sobretudo, ao processo de observação e de intervenção que desenvolvi em jardim de infância, com crianças de três anos, ao longo da Prática Profissional Supervisionada II. Durante uma parte desse período, realizei uma investigação de natureza qualitativa – investigação sobre a própria prática. A problemática geral da investigação relaciona-se com o modo como as crianças exploram materiais naturais e com a avaliação que fazem do ambiente educativo, bem como, com o modo como a minha ação educativa poderá influenciar a perceção, as explorações e a avaliação que as crianças fazem do ambiente educativo. Nesse sentido, a investigação teve como objetivos: (i) compreender como as crianças percecionam, exploram e avaliam o ambiente educativo da sua sala, mais especificamente, no que diz respeito: à perceção das regras; à preferência pelas áreas; à apreciação do espaço da sala; ao uso dado a diferentes materiais com diferentes graus de realismo atribuídos – funcionalidade real ou imaginária –; às caraterísticas identificadas aquando da exploração dos materiais; (ii) analisar o papel do adulto na criação de oportunidades de exploração dos materiais; (iii) analisar o papel do adulto como mediador da perceção e da exploração que as crianças fazem dos materiais naturais, particularmente, em relação às estratégias utilizadas pelo adulto e à análise da influência dessas estratégias na interação da criança com os materiais naturais. Ao longo da investigação, recorri, sobretudo, à observação, como técnica de análise de dados, tendo realizado, numa fase inicial, duas entrevistas semiestruturadas às crianças e à educadora cooperante e analisado um documento da organização socioeducativa. Como instrumentos de análise de dados, utilizei os seguintes: notas de campo; registos audiovisuais; documento da organização socioeducativa. Para a análise dos dados, privilegiei a análise de conteúdo dos mesmos. Ao analisar os dados, aponto como principais resultados obtidos os seguintes: tendência para a atribuição de funcionalidades imaginárias a objetos conotativos – não realistas –, bem como a atribuição de funcionalidades reais a objetos denotativos – que refletem a realidade (realistas). Este resultado aponta, igualmente, para uma possível relação positiva entre a promoção da criatividade derivada da interação com materiais conotativos, nomeadamente com materiais naturais; eventual promoção do questionamento acerca de caraterísticas e possibilidades de uso de materiais naturais, aquando da interação com os mesmos. Esse questionamento pode, eventualmente, provocar nas crianças o interesse em prolongar a exploração dos materiais naturais; eventual valorização das crianças atribuída ao brincar e aos materiais disponibilizados na sala; eventual promoção da identificação de caraterísticas dos materiais durante e após a exploração dos mesmos.