Browsing by Author "Gomes, Anabela"
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- iProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básicoPublication . Almeida, Ricardo; Bigotte, Maria Emília; Gomes, Anabela; Pessoa, TeresaOs resultados obtidos pelos alunos do primeiro ciclo nas disciplinas de matemática e língua materna têm-se revelado preocupantes durante os últimos anos letivos. São várias as razões mencionadas para tal, porém as opiniões apontam no sentido da incapacidade dos alunos no que concerne à resolução de problemas, raciocínio lógico e atitude crítica. O Ministério da Educação propôs, em 2015/2016, em horário extra curricular a atividade de Iniciação à Programação com o intuito de promover nos alunos o desenvolvimento do pensamento computacional. Duas escolas da cidade de Coimbra optaram pela utilização do Scratch para a execução do projeto com o objetivo de promover o sucesso escolar nas disciplinas já referidas. O projeto em causa, tendo por base o currículo lectivo do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende interligar os saberes teóricos escolares com os saberes práticos, promovendo os valores característicos do Concelho de Coimbra. A implementação do projeto resultou em diferentes aplicações (jogos computacionais) definidas pelos alunos, abrangendo o conteúdo das disciplinas mencionada, mas concretizando esses saberes com as realidades socio-culturais e ambientais do concelho de Coimbra. O seguinte estudo demonstra os resultados obtidos relativos a cinco turmas do quarto ano no ano letivo 2015/2016 e seis turmas do quarto ano no letivo de 2016/2017, de acordo com a satisfação dos alunos e a monitorização e avaliação do projeto, desta iniciativa inovadora.
- Uso de um BCI para a medição dos níveis de atençãoPublication . Teixeira, Ana Rita; Mendes, António José; Silva, Marta; Gomes, AnabelaO uso das BCI’s no estudo dos níveis de atenção tem sido amplamente descrito na literatura. Este artigo estuda os níveis de atenção durante a condução de veículos e a realização concomitante de tarefas paralelas, usando uma BCI Neurosky Mindset. Este estudo preliminar pretende determinar se o Mindset pode ser usado como ferramenta na caracterização dos níveis de atenção durante a execução de diversas tarefas quotidianas. Os resultados da avaliação Neurosky Mindset sugerem uma relação entre os níveis de Atenção medidos e os auto-relatados pelos próprios utilizadores. No entanto, trata-se apenas de um estudo inicial que pretende ser alargado num futuro próximo, em termos de dimensão e características da amostra, tipo de tarefas e dispositivos utilizados. A intenção futura será a de extrair parâmetros como níveis de excitação ou frustração, atenção, sonolência ou condições geradoras de stress durante atividades de programação, sendo o objetivo principal o de caracterizar vários perfis de aprendizagem.