Browsing by Author "Gardete, Ana Rita Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Alimentação e sustentabilidade: um estudo com alunos do 2.º CicloPublication . Gardete, Ana Rita Pereira; Almeida, AntónioO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte inclui uma breve descrição das práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de estágio no 1.º e 2.º CEB. Integra ainda uma análise reflexiva comparativa dessas práticas em termos do i) desenvolvimento e respetivas competências esperadas dos alunos; (ii) processos de organização e desenvolvimento do currículo; (iii) relação pedagógica e (iv) processos de regulação e avaliação das aprendizagens e dos comportamentos sociais. A segunda parte foca-se na apresentação do estudo que foi desenvolvido sobre o tema “Alimentação e sustentabilidade”. O estudo tem como objetivos compreender se uma intervenção centrada na discussão sobre o impacto de diferentes dietas e opções alimentares, em termos da saúde humana e do planeta, aumenta os conhecimentos dos alunos do 2.º CEB sobre este assunto. A investigação é de natureza mista - quantitativa e qualitativa – e possui um carácter exploratório e experimental. O estudo tem ainda características de uma investigação-ação, pois o investigador esteve diretamente envolvido no campo de ação e procurou responder a uma necessidade de aprendizagem dos alunos. Além disso, na intervenção ocorreram ajustes e mudanças para melhor atingir a finalidade do estudo. A investigação envolveu 25 alunos de uma turma mista de 5.º e 6.º anos, em que se realizaram 8 sessões sobre alimentação e sustentabilidade ao longo de 8 semanas. Foi, também, administrado um questionário inicial (pré-teste) e um final (pós-teste), além do registo de notas de campo após cada sessão. Os resultados do estudo permitiram concluir que a implementação de atividades centradas no tema referido contribuiu para os alunos melhorarem os seus conhecimentos, passando a compreenderem melhor o impacto de diferentes dietas e opções alimentares, tanto na saúde humana como na saúde do planeta.