Browsing by Author "Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolarPublication . Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente; Simões, AnaO presente trabalho de investigação intitula-se EmocionArte: A educação artística como meio de reconhecer as emoções. Tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e reflexiva, sobre o processo de intervenção desenvolvido durante dezoito semanas de prática, realizada numa sala de Jardim de Infância com 26 crianças na faixa etária dos 3 anos. Além de reunir evidências da prática pedagógica, este relatório apresenta ainda uma investigação delineada no decorrer da minha intervenção, e uma reflexão sobre o processo de construção da profissionalidade enquanto educadora de infância. No que diz respeito à investigação, pretende-se analisar a pertinência da área curricular da educação artística como veículo de desenvolvimento emocional em crianças de idade pré-escolar. Recorreu-se a uma investigação de natureza quantitativa, através do método estudo de caso, com o recurso às seguintes técnicas de recolha de informação: observação direta, a aplicação de um teste de reconhecimento das emoções (Affect Knowledge Test: Denham, 1986) às crianças do grupo, através de uma entrevista estruturada, e análise documental. Os resultados apontam para as seguintes conclusões: i) A educação artística é valorizada como meio de reconhecimento das emoções; ii) As crianças têm mais facilidade em reconhecer emoções do que a expressá-las; iii) A alegria é a emoção que as crianças identificam com maior facilidade, associada a expressões faciais e situações estereotipadas.