Browsing by Author "Franco, Joana"
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- Kaput! um protótipo de toda a coreografiaPublication . Franco, Joana; Neto, ÂngeloContextualizado por um Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Escola Superior de Dança), na Especialidade em Coreografia, Kaput! é o resultado de um processo de pesquisa de um entendimento coreográfico propiciador da criação de um solo. A redefinição do conceito de coreografia é feita a partir da conceção sintética do corpo enquanto uma entidade abstrata, cujas deslocações espaciais se tornam unidades para a composição coreográfica, resultante de processos combinatórios provenientes da matemática. Daqui, surge uma proposta que pretende conter a ideia de ‘toda a coreografia’, e, em consequência, um protótipo da suamaterialização. Deste modo, é criado o termo ‘objeto coreográfico’, para caracterizar Kaput! como objeto artístico, e é proposto o formato de conferência-performance, para o apresentar a um público. Estimulado, inicialmente, por uma elaboração temática construída em resposta à narrativa da peça de teatro musical Little Shop of Horrors, o processo de criação de Kaput! foi-se transformando numa investigação sobre a própria matéria coreográfica, despoletada pela procura de uma compatibilidade entre as intenções de criação e os materiais explorados em estúdio. A postura analítica e a observação lógica que pautaram esse processo investigativo, cada vez mais distanciado do estúdio, permitiram o estabelecimento de condições de criação coreográfica particulares ao projeto, fundamentadas por premissas específicas de definição de corpo, de movimento e de coreografia e potenciadas por um mecanismo de composição coreográfica quase autónomo. Por fim, já de regresso ao estúdio, a fase final de incorporação dos materiais gerados focou-se, sobretudo, na transferência direta desses conceitos para a consciência do corpo e experiência de movimento, bem como nos mecanismos utilizados nesse transporte. As apresentações de Kaput!, dirigidas à partilha, não só do objeto coreográfico, mas também da viagem de criação, integraram um momento de exposição verbal e ilustrativa, um outro de ativação da coreografia e um último de conversa com o público.
- O Movimento da Escola Moderna e a abordagem à escrita no Jardim de Infância: conceções e práticas de uma equipa educativaPublication . Franco, Joana; Rodrigues, CarinaO presente relatório constitui uma análise reflexiva e fundamentada da experiência vivenciada em contexto de Jardim de Infância (JI), no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Dividido em duas partes, oferece, por um lado, uma caracterização da ação educativa contextualizada, as intencionalidades pedagógicas delineadas e a análise da intervenção, apresentando, por outro, a investigação desenvolvida sobre as representações e práticas da equipa educativa em torno do Movimento da Escola Moderna (MEM) e da abordagem à escrita no JI. A prática decorreu numa organização socioeducativa da rede pública localizada na Área Metropolitana de Lisboa (AML), por um período de 16 semanas, entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023, junto de um grupo de crianças composto por 20 crianças, com idades compreendidas entre os três anos e 10 meses e os cinco anos e 11 meses. Alinhada com os interesses do grupo, a problemática surgiu do meu interesse em conhecer os benefícios do MEM na potenciação da abordagem à escrita, bem como as estratégias utilizadas pela equipa educativa neste mesmo âmbito de intervenção. Definiram-se como objetivos do estudo: (i) analisar o modo como o MEM, em contexto/sala de JI, contribui para o contacto precoce com a escrita; e (ii) compreender o papel do educador na emergência da escrita em contexto Pré-Escolar. Mediante uma abordagem qualitativa, centrada num estudo de caso, procedi à recolha de dados a partir de dois inquéritos por questionário, à Educadora Cooperante e à Assistente Operacional, bem como ao seu exame posterior com base na análise de conteúdo. As principais conclusões do estudo indicam que a equipa educativa valoriza os contributos da abordagem à escrita no JI no desenvolvimento das crianças, assumindo estratégias fundamentadas por princípios do MEM que visionam a criança como o ator principal da sua aprendizagem.