Browsing by Author "Francisco, Marta Sofia Baptista dos Santos"
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- Rede de elétricos de Lisboa – Perspetivas de evolução: estudo de viabilidadePublication . Francisco, Marta Sofia Baptista dos Santos; Fortes, Luísa Maria Conceição Ferreira Cardoso Teles; Martins, Armando do CarmoA forma como os transportes se organizam e operam, constitui um elemento fundamental, no desenvolvimento social e económico de uma cidade, região ou país. As razões que levaram ao presente estudo, decorrem no essencial: • da necessidade de uma melhor adaptação da rede de transportes públicos na cidade de Lisboa, com instalação de redes de sistemas de transporte (de natureza ferroviária ou não), que assentam numa aposta clara na dinamização da chamada “mobilidade sustentada”; • do ajustamento às alterações socioeconómicas, entretanto, verificadas; • da necessidade de melhoria da qualidade da oferta do trasporte coletivo e por consequência da necessária redução no uso do transporte individual em meio urbano; • da necessidade de redução das emissões dos chamados “gases de efeito de estufa” (GEE), com todas as vantagens daí decorrentes, à semelhança do já ocorrido em outras cidades europeias. Com bases nestes pressupostos, o presente documento, tem como principal objetivo a elaboração de um Estudo de Viabilidade (EV) relativo à reativação de um corredor para o modo elétrico, concretamente entre a zona de Campolide e o Cemitério do Alto de São João, bem como, a partir deste, a criação de um outro, que permita o estabelecimento de uma nova ligação à zona oriental de Lisboa (Gare do Oriente), para este tipo de transporte. Complementarmente, com esta nova ligação, pretende-se avaliar a viabilidade da instalação de um Parque de Material e Oficinas (PMO) na zona da atual estação de autocarros de Cabo Ruivo, a qual atualmente, se encontra subdimensionada para as necessidades atuais, relativamente à frota de autocarros ali alocada. Pese o facto de os corredores estudados, ao nível da geometria de traçado, assentarem na sua utilização pelo modo elétrico ligeiro, tipo Light Rail Transit (LRT), dado que, este é o mais exigente em termos de parâmetros (raios em planta e inclinações dos traineis), a solução definitiva poderá passar igualmente (de forma individual ou cumulativamente), pela utilização dos referidos corredores por outro tipo de veículos, nomeadamente, os denominados Bus Rapid Transit (BRT), também conhecido por “Metrobus”. A verdadeira redução de uso do veículo particular, só vai ser possível com a inevitável reorganização da rede de transportes públicos, rede viária e interligação com todos operadores.