Browsing by Author "Florindo, Ana Margarida Batista"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo das histórias multissensoriais para o desenvolvimento de uma criança com necessidades de saúde especiaisPublication . Florindo, Ana Margarida Batista; Dias, JoanaO presente relatório tem como objetivo documentar a intervenção e investigação levada a cabo no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), integrada no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), através da explicitação e reflexão fundamentada das minhas ações e estratégias desenvolvidas em contexto de pré-escolar, ao longo de quatro meses, com um grupo de 23 crianças com três anos de idade. Tendo como título de investigação “O contributo das Histórias Multissensoriais para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Necessidades de Saúde Especiais”, apresento os seguintes objetivos de investigação: (i) compreender o contributo das Histórias Multissensoriais (HMS) para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Necessidades de Saúde Especiais (NSE); (ii) Compreender as conceções que a equipa disciplinar que acompanha a criança com NSE tem acerca das HMS; (iii) Entender de que forma uma criança com NSE se envolve com as HMS. A investigação foi conduzida por meio de uma observação cuidada e pormenorizada. Para isso, foi necessário realizar uma observação participante e não participante, o registo e análise das notas de campo, entrevistas à equipa disciplinar (i.e., Educadora, Auxiliar de Ação Educativa e Terapeuta da Fala) e, ainda, análise documental. Os resultados da investigação demonstraram que as HMS apresentam um papel fundamental no desenvolvimento holístico da criança com NSE em contexto de Jardim de Infância, uma vez que promove o desenvolvimento do domínio físico e psicomotor, socioemocional e cognitivo. Como conclusão, a investigação ressalta a valorização e promoção das HMS como uma atividade essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança com NSE. Para isso, os/as educadores/as desempenham um papel muito importante na implementação deste tipo de histórias. Assim, a investigação enfatiza a necessidade de incorporar as HMS nos momentos de leitura como uma ferramenta valiosa para a inclusão desta criança.