Browsing by Author "Ferreira, Marisa Alexandra Gomes"
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- Projeto de adaptação do museu ao uso de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Ferreira, Marisa Alexandra Gomes; Fuertes, MarinaNa Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a inclusão da pessoa com Necessidades Educativas Especiais (NEE) surge como um direito de proteção, um reconhecimento de dignidade individual e liberdade fundamental. A consagração deste direito implica a inclusão do cidadão em todos os espaços sociais, culturais e educativos da atividade humana, como é o caso, por exemplo, de um Museu. Nesta dissertação no formato de projeto, abordamos o Museu das Crianças. O Museu foi fundado, em 1994, com o propósito de ser um espaço simultaneamente didático e pedagógico. Quisemos estudar as formas de inclusão do Museu das Crianças e contribuir para essas formas desenvolvendo um projeto de promoção da inclusão. Para o efeito, iniciamos o projeto com o estudo das formas de inclusão a partir de dados de opinião recolhidos em entrevistas semidiretivas e com observações de campo. Com base na entrevista à Diretora do Museu das Crianças e a três monitores que acompanham as visitas das crianças à exposição interativa “Viagem ao Meu Futuro”, aferimos que o Museu das Crianças inclui as crianças visitantes através de recursos quer do espaço físico, dado que todo o espaço do Museu está concebido por forma a permitir a passagem de cadeiras de rodas, quer sejam manuais ou elétricas, bem como nalgumas das atividades disponíveis na exposição. Contudo, não são designadas estratégias específicas de inclusão nas atividades pedagógicas. No sentido de contribuir para o aprofundamento da dimensão de inclusão social nas atividades do Museu, definimos o Projeto de Adaptação do Museu ao uso de Crianças com Necessidades Educativas Especiais. Numa abordagem ampla da inclusão procurámos tornar o Museu num lugar aprazível e acessível para todas as crianças. Após a fase de observação, procuramos traçar um plano de adaptação das atividades que compõem a exposição “Viagem ao Meu Futuro”, especialmente um auxílio mais individualizado a cada criança e simplificar as atividades. Após implementação destas adaptações das atividades verificamos maior partilha entre pares e o aumento da participação ativa dos participantes, particularmente, das crianças com NEE no decorrer de todo o percurso pela exposição.