Browsing by Author "Ferreira, Carolina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A adaptação dos serviços de apoio psicológico no ensino superior aos desafios do confinamento durante a pandemia de COVID-19Publication . Andrade, Graça; Cunha, Olga; Ferreira, Carolina; Pereira, AnabelaObjetivos do estudo: 1) Caracterizar o tipo de apoio psicológico realizado pelos gabinetes que integram a RESAPES durante o período de confinamento ( abril junho 2020) em comparação com o período homólogo do ano anterior; 2) Conhecer os principais desafios encontrados pelos profissionais dos SAPES durante o confinamento; 3) Identificar as principais problemáticas apresentadas pelos estudantes durante o período de confinamento.
- Novo campus, novas relações: práticas de acolhimento e integração no ensino superiorPublication . Andrade, Graça; Cunha, Olga; Ferreira, CarolinaO presente documento tem como objetivo abordar os vários tipos de atividades de acolhimento e integração de estudantes de primeiro ano, que são comumente implementadas nas instituições de ensino superior (IES) nacionais e estrangeiras. A necessidade destas atividades insere-se na conceção holística do sistema educativo, em que as IES devem assumir objetivos fora da esfera académica estrita, devendo promover a saúde, o bem-estar psicossocial e o desenvolvimento dos estudantes. Para melhor promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior é importante enquadrar este processo na fase de desenvolvimento psicológico em que os estudantes se encontram. A entrada no ensino superior ocorre, para a maioria, no período da adultez emergente, em que o jovem adulto já não se vê como adolescente nem tão pouco como um verdadeiro adulto com as responsabilidades e compromissos que lhe estão associados. Contudo, o processo psicossocial exige que durante esta fase a pessoa seja já capaz de tomar decisões autónomas e assumir responsabilidade sobre si próprio. O percurso académico é exigente no que respeita a estas competências, o que promove o desenvolvimento pessoal dos estudantes, mas pode ser sentida como excessivo por alguns, principalmente no início do seu percurso.