Browsing by Author "Ferreira, Ana Cristina Fernandes"
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- Interações entre pares em Jardim de Infância: Um estudo num grupo de 3 anosPublication . Ferreira, Ana Cristina Fernandes; Friães, RitaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, realizada numa sala de Jardim de Infância, com um grupo de crianças de 3 anos durante, aproximadamente, 4 meses. Tem como objetivo principal relatar o processo vivenciado, bem como explorar e aprofundar uma temática investigativa. Dá ainda conta de uma reflexão aprofundada acerca dos percursos realizados nos contextos de Creche e de Jardim de Infância e dos contributos dos mesmos para a construção da minha profissionalidade docente. No âmbito da prática, pude observar, no primeiro contacto com o grupo, que existiam algumas interações com alguma complexidade. Com efeito, tratava-se de um grupo de crianças que estava a frequentar pela primeira vez o contexto de Jardim de Infância e, por esse facto, estava a passar por um processo de adaptação à nova resposta educativa. Tendo em conta estas variáveis, considerei pertinente realizar um estudo focado nas interações entre pares, procurando identificar e compreender os fatores que motivavam as interações entre pares, compreender a organização do grupo em termos sociais e as situações/ fatores que influenciavam essa organização. Procurei ainda perceber que relação existia entre as representações das crianças e as interações e relações estabelecidas com os pares. Considerando os objetivos traçados, optou-se pela metodologia de estudo de caso. Ainda que inscrita numa abordagem de natureza qualitativa ou interpretativa, a investigação passou pela combinação de diferentes técnicas de recolha e análise de informação e pela combinação de dados qualitativos e quantitativos. Para uma maior precisão e credibilidade do estudo, recorreu-se, na fase de análise, a processos de triangulação de dados. A recolha de dados foi realizada através de observação direta, participante e naturalista, tendo-se recorrido ainda à sociometria através da aplicação de testes sociométricos. A análise dos dados resultantes da observação direta foi feita a partir da análise de conteúdo e a análise dos dados referentes à sociometria foi feita a partir de matrizes sociométricas e de sociogramas coletivos e individuais. Os resultados do estudo apontam para o facto de as crianças se procurarem principalmente para brincar e conversar, resultando dessas interações alguns conflitos; existirem diferenças de género nas interações entre pares; não existirem, neste grupo de crianças de 3 anos, subgrupos muito formados nem crianças rejeitadas; não existir uma relação entre o percurso institucional e o nível de integração no grupo, nem entre as preferências das crianças e as interações observadas.