Browsing by Author "Fernandes da Silva, Theresa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A imagética como recurso didático para o reforço da consciência e aperfeiçoamento do movimento técnico da spiral na técnica de dança Graham com os alunos do 6.º ano no Ginasiano Escola de DançaPublication . Fernandes da Silva, Theresa; Graça, CristinaRealizou-se um estudo com os alunos do 6.º ano do Ensino Artístico Especializado do Ginasiano Escola de Dança, no ano letivo 2022/23, no qual se pretendia que, através da imagética, se enriquecesse e aperfeiçoasse o processo de ensino-aprendizagem, estimulando a consciencialização do rigor técnico na execução da Técnica de Dança Martha Graham, tendo como objetivo principal, a spiral. Interligou-se a componente sensorial da imagética com a Técnica em si e procurou-se estimular o gosto pela mesma, enquanto se trabalhavam competências cognitivas e interpretativas. A metodologia utilizada neste estudo foi a de Investigação-Ação. Os instrumentos de recolha empregues foram: as grelhas de observação estruturada, o diário de bordo, questões focus group, com o objetivo de colocar ao grupo questões abertas e obter respostas dos alunos no sentido qualitativo e de esclarecer dúvidas) e registo em diário de bordo das respostas. O registo fotográfico e de material didático (uso e recolha de imagens como apoio da observação/compreensão técnica por parte dos alunos) foi usado como recurso para aperfeiçoar a execução técnica do movimento escolhido e praticado na Técnica de Dança Martha Graham. Depreendeu-se que, após o término do plano de ação, este estudo facilitou e propiciou a compreensão da Técnica de Dança Martha Graham, especificamente no movimento da spiral, percecionando depois na análise de dados registados a obtenção de alunos com melhoria de coordenação motora, de aquisição de competências técnicas, de progresso no alinhamento, de maior habilidade artística e de superior liberdade de movimento perante a Técnica. Em suma, o apuramento adquirido permitiu ponderar a pertinência da imagética em sala de aula, na prática e conhecimento da Técnica de Dança Martha Graham.
