Browsing by Author "Fernandes, Maria Margarida Pereira"
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- O teatro na educação inclusiva: estudo de caso sobre o desenvolvimento da comunidade verbal e não verbalPublication . Fernandes, Maria Margarida Pereira; Leite, Teresa; Falcão, MiguelNuma perspetiva de Educação Inclusiva, a proposta e o desenvolvimento de atividades teatrais, entendidas como estratégias de trabalho pedagógico, tentam ir ao encontro das necessidades básicas dos jovens, visando a sua autonomia e proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dentro dos círculos familiar, escolar e social. Este estudo focou-se no interesse de compreender tanto o contributo do teatro para o desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal e para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), como o papel do professor/encenador em todo esse processo. Trata-se de um estudo de caso, centrado num grupo de teatro cujos elementos são jovens com NEE. A metodologia incluiu processos e técnicas de recolha de dados, como a entrevista e a observação direta em contexto de atividade teatral, bem como de tratamento de dados, designadamente a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo permitem-nos concluir que, neste contexto e durante o período de observação, o teatro, em particular através da teatralização de textos criados a partir de sugestões dos participantes ou de situações por si vivenciadas, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da sua comunicação verbal e não verbal. De acordo com os resultados obtidos, parece-nos também possível afirmar que o teatro é uma resposta educacional consistente para a inclusão de jovens com NEE e que o professor/encenador tem em todo o processo um papel preponderante, tanto no desenvolvimento da comunicação como na promoção de estratégias de inclusão. Tendo em conta as respostas aos objetivos do estudo, parece possível concluir que o teatro pode constituir não apenas um meio capaz de estabelecer um processo de comunicação, mas também de possibilitar uma conduta mais dinâmica e pró-ativa em termos de inclusão social.