Browsing by Author "Fernandes, Filipa Alexandra Guimarães"
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- Cidade e património industrial: desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEBPublication . Fernandes, Filipa Alexandra Guimarães; Hortas, Maria JoãoO presente relatório final desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. A investigação apresentada no presente relatório desenvolveu-se a partir da problemática – O estudo da industrialização da cidade na segunda metade do séc. XIX e inícios do séc. XX com recurso à exploração do património industrial construído na cidade de Lisboa contribui para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEB. A construção da resposta à mesma foi orientada por três objetivos: (i) Compreender os contributos do recurso ao património industrial construído na cidade de Lisboa para a construção de conhecimento sobre o processo de industrialização da cidade, na segunda metade do séc. XIX e inícios do séc. XX; (ii) Analisar de que modo as estratégias e atividades implementadas a partir do património industrial contribuem para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e (iii) Refletir sobre os contributos das estratégias e atividades que mobilizaram o património industrial como recurso para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi de natureza qualitativa, com análise de conteúdo realizada a partir das planificações das sequências didáticas e das produções escritas dos alunos. Os resultados obtidos permitiram-nos compreender que o uso didático do património para o estudo da industrialização da cidade no passado, com recurso a atividades investigativas, potencia o desenvolvimento de competências históricogeográficas e de pensamento crítico, nomeadamente: utilizar diferentes fontes de informação; selecionar, organizar e tratar informação de natureza diversa; localizar, no espaço e no tempo, fenómenos políticos, económicos, sociais, culturais e naturais; mobilizar vocabulário histórico e geográfico; questionar situações do passado e do presente e construir argumentos fundamentados que sustentem pontos de vista/posicionamentos.