Browsing by Author "Fernandes, Beatriz do Cruzeiro Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A impulsividade e outros fatores na decisão de compra pelo comércio onlinePublication . Fernandes, Beatriz do Cruzeiro Martins; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doEsta investigação tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento sobre a compra impulsiva em contexto online e quais os fatores e motivações que levam a este tipo de comportamento. No âmbito deste estudo, foi desenvolvido um questionário focado no comportamento de compra online e na impulsividade do consumidor, mais especificamente a compra impulsiva online. A partir de uma amostra de 215 inquiridos que realizaram em algum ponto nos últimos 12 meses uma compra online, podemos compreender melhor a compra impulsiva e o comportamento do consumidor em contexto online. Os resultados sugerem que os consumidores realizam compras online principalmente devido ao seu caráter utilitário. Os principais fatores são a conveniência, a segurança, qualidade do website ou app, preço e promoções. Em relação às emoções, é possível concluir que o consumidor realiza compras impulsivas quando se encontra num estado de humor positivo. Ou seja, o consumidor usa a compra impulsiva como uma forma de manutenção do seu (bom) humor, não a usando como maneira de passar de estado de humor negativo para positivo. Por fim, de forma a compreender algumas caraterísticas comportamentais da população, conclui-se que na análise deste estudo o único fator demográfico que apresenta diferenças na predisposição para a compra impulsiva online é o género.