Browsing by Author "Espada, Rita Alexandra de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem STEAM: um projeto com turma de 1º CicloPublication . Espada, Rita Alexandra de Sousa; Pereira, Teresa Matos; Almeida, AntónioO seguinte relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserido no Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como contexto de investigação uma turma do 3.º ano do 1.º CEB. O documento organiza- se em duas partes. A primeira parte descreve as práticas pedagógicas, analisando o seu impacto no desenvolvimento das competências dos alunos. A segunda parte do relatório apresenta o estudo sobre a criação de uma curta-metragem em StopMotion, centrada no ecossistema dos recifes de coral, integrando a abordagem STEAM. Este projeto intentou em despertar o interesse dos alunos por temas ambientais e desenvolver competências interdisciplinares, avaliando o impacto da criação artística colaborativa no seu envolvimento e compreensão dos conteúdos ambientais. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, guiada pela Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), que valoriza os processos criativos como centrais na investigação. Contudo, incorporou também características da investigação-ação, na qual foram feitos ajustes durante o processo para responder às necessidades dos alunos. O estudo envolveu 22 alunos ao longo de 11 sessões, sendo utilizadas grelhas de observação direta e notas de campo para monitorizar o progresso dos participantes. Os resultados sugerem que o projeto promoveu o desenvolvimento de competências interdisciplinares e aumentou o conhecimento sobre as espécies do ecossistema dos recifes de coral, tendo sido uma experiência enriquecedora. Os alunos relataram compreender melhor as espécies marinhas do recife, demonstrando uma evolução no seu conhecimento científico. Além disso, foi notada uma progressão nas competências criativas e colaborativas, com destaque para a capacidade de cooperar na procura de soluções criativas. Apesar dos desafios relacionados com o tempo limitado e a competitividade entre grupos, o projeto evidenciou a capacidade dos alunos para superarem obstáculos, reforçando o empenho e a motivação.