Browsing by Author "Escudeiro, Maria"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O ensino à distância no Politécnico de Lisboa: diagnóstico de necessidades de formaçãoPublication . Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Abreu, Renato; Rodrigues, Ricardo Pereira; Martinho, Carla; Escudeiro, MariaNo contexto da situação pandémica associada à COVID-19, o Politécnico de Lisboa criou a Unidade de Ensino à Distância, que tem como principal objetivo promover a inovação pedagógica e a competência digital, em permanente sintonia com os avanços da ciência e da tecnologia da comunicação. Decorrente da sua missão, em abril de 2021 foi aplicado um inquérito por questionário online aos docentes do IPL que visava identificar as necessidades de formação no domínio do ensino à distância.
- A Pegada Ecológica da comunidade académica do Politécnico de Lisboa enquanto instrumento de diagnóstico e indicador de sustentabilidadePublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, Ana; Manteigas, Vítor; Belo, António; Sarreira, Pedro; Azevedo, Maria Julieta; Escudeiro, MariaÉ reconhecido que a atividade humana tem contribuído para a degradação ambiental. Os estilos de vida atuais são responsáveis pelo aumento do consumo de recursos naturais, a uma taxa consideravelmente mais elevada do que aquela que a natureza consegue regenerar. Cientes deste facto e de que o planeta não tem recursos ilimitados, em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento apresentou uma nova visão de sustentabilidade - o desenvolvimento sustentável. O Politécnico de Lisboa tem percorrido o caminho da sustentabilidade. Contudo, um dos primeiros passos passa por garantir o diagnóstico da situação e conhecer a realidade. Foi realizado um inquérito por questionário, com o objetivo de medir a Pegada Ecológica da comunidade IPL. Na comunicação apresentam-se os resultados do estudo, que envolveu 2975 estudantes e funcionários de todas as unidades orgânicas e dos serviços do IPL.
- O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAUPublication . Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Escudeiro, MariaA educação tem vindo a passar nos últimos tempor por mudanças significativas, sobretudo no que diz respeito ao crescimento exponencial das modalidades de educação à distância. Entre essas mudanças destaca-se a criação de MOOC (Massive Open Online Course), aulas massivas, abertas, online, que visam fornecer um formato educacional abrangente. Nesta dinâmica, o Politécnico de Lisboa associou-se ao Projeto NAU como parceiro e constituiu-se como responsável pela produção de conteúdos formativos. A parceria com a NAU posiciona estrategicamente o Politécnico de Lisboa no objetivo de proporcionar cursos gratuitos acessíveis a todos que desem aprender sem restrições, com níveis de satisfação elevados para estes consumidores, que podem ser simultaneamente o público-alvo das unidades orgânicas que compõem o Politécnico de Lisboa. Nesta comunicação apresentam-se as diferentes etapas de produção de MOOC e indicadores referentes ao perfil dos formandos, nível de satisfação dos utilizadores, taxas de abandono e de finalização do curso.
- Resultados académicos em tempos de pandemia no Politécnico de LisboaPublication . Agostinho, Rute; Almeida, Vítor; Belo, António; Borges, Cristina; Escudeiro, Maria; Martinho, Carla; Miranda, Sandra; Tavares, David; Tomás, CatarinaA pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 e as conseguentes medidas de confinamento decretadas em Portugal originaram uma reconfiguração e uma reorganização dos processos de ensino e aprendizagem nos vários níveis de ensino, do qual o ensino superior não é exceção. A alternância entre o ensino presencial e o ensino remoto de emergência - envolvendo formas distintas de ensinar, de aprender e avaliar, que se sucederam nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021 - conduziram-nos à necessidade de refletir e avaliar os efeitos destas realidades distintas nos resultados e no (in)sucesso académico dos estudantes. A presente comunicação tem como principal objetivo efetuar uma análise comparativa entre os resultados académicos obtidos pelos estudantes que compõem o universo das oito Unidades Orgânicas do Politécnico de Lisboa, no priomeiro semestre do ano letivo de 2019/2020 (período em que as avaliações foram realizadas presencialmente) e o seu período homólogo do ano letivo de 2020/2021 (período em que as avaliações foram realizadas online).