Browsing by Author "Duarte, Maria Manuela Rebelo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissãoPublication . Domingos, Alexandra Margarida; Sarmento, Maria Manuela; Duarte, Maria Manuela RebeloAs competências são uma questão significativa em contexto de educação, consequência das constantes mudanças que vão ocorrendo no ambiente empresarial. O objetivo deste estudo consiste em analisar a perceção dos estudantes finalistas dos cursos de Contabilidade do 1.º ciclo de ensino superior, quanto às competências desenvolvidas no seu percurso de formação e investigar as competências que os contabilistas certificados percecionam serem mais importantes para o exercício da profissão. A metodologia científica utilizada, baseou-se numa abordagem quantitativa, assentando no tratamento dos dados recolhidos a partir das respostas obtidas ao inquérito por questionário efetuado a 345 estudantes finalistas e a 392 contabilistas certificados. Os resultados obtidos evidenciam que os estudantes finalistas percecionam a capacidade de trabalhar em equipa como a competência geral mais desenvolvida e os contabilistas certificados percecionam a capacidade de organização como a mais importante para a atividade profissional. A compreensão da linguagem técnica é percecionada como a competência específica mais importante e mais desenvolvida na formação superior.
- As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português.Publication . Domingos, Alexandra; Sarmento, Maria Manuela; Duarte, Maria Manuela RebeloO objetivo principal deste estudo é identificar a diferença entre a perceção de estudantes finalistas dos cursos de Contabilidade do 1.o ciclo de ensino superior quanto às competências desenvolvidas no seu percurso de formação e a de contabilistas certificados sobre a importância dessas competências para o desenvolvimento da atividade profissional, no cenário português. Construíram-se dois questionários por inquérito, um para os estudantes finalistas e outro para os contabilistas certificados, tratando duas categorias de competências associadas ao ensino superior da Contabilidade: gerais e específicas. Obteve-se um total de 345 respostas para os estudantes finalistas e 392 para os contabilistas certificados. Na análise dos dados foi utilizado o método estatístico descritivo. A análise aos resultados permite concluir que os estudantes finalistas percecionam a capacidade de trabalhar em equipa como a competência geral mais desenvolvida, enquanto os contabilistas certificados consideram a capacidade de organização como a mais importante para a atividade profissional. A compreensão da linguagem técnica contabilística é a competência específica percecionada como a mais importante e a mais desenvolvida na formação superior. Procurou-se acrescentar evidência científica que contribui para um melhor conhecimento das competências que os estudantes, futuros contabilistas, percecionam que devem obter para atender às necessidades dos empregadores. Esta investigação pode, também, servir de fundamento para promover futuras mudanças nos métodos de ensino, procurando uma maior convergência entre a formação superior de Contabilidade e o que o mercado de trabalho procura.