Browsing by Author "Duarte, Maria Luisa Luis"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Um estudo sobre os usos criativos do smartphone e da Internet na disciplina de História da Cultura e das ArtesPublication . Duarte, Maria Luisa Luis; Charréu, LeonardoA presente investigação de mestrado procura compreender que usos os adolescentes desta geração, conhecida como millennials (ou dos nativos digitais), estão a dar aos seus smartphones num dado contexto escolar português. Cada vez mais, estes artefactos parecem constituir extensões dos seus próprios corpos. Neste contexto, intenciona-se ultrapassar, ou contornar as críticas que têm vindo a ser feitas sobre a suposta desumanização e falta de empatia pelo “outro” que o excesso de uso do telemóvel parece provocar nos seus jovens usuários. A presente investigação olha para este problema como uma oportunidade de, mediante um uso didático, produzir conteúdos artísticos. Ao mesmo tempo, ajuda os jovens alunos “produtores/consumidores” a reconhecerem-se na produção de subjetividade inerente a determinadas propostas de trabalho realizadas no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes. Partindo dos conceitos inerentes à disciplina de História da Cultura e das Artes e da seleção e estudo de uma obra de arte, tendo como objeto de estudo a autorepresentação, o aluno (re)cria (a obra por si selecionada) através do uso do smartphone, mobilizando competências transversais (técnicas, estéticas e metodológicas) num processo que se quer criativo. A investigação assentou na metodologia de investigação-ação (IA), pautada por uma natureza interpretativa de abordagem qualitativa, embora recorrendo também a tratamento de dados quantitativos (sempre integrados numa perspetiva qualitativa). Como técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados, foram utilizados: análise documental, questionários e observação sistemática e participante, recorrendo depois à triangulação para validação dos resultados. A metodologia fez emergir linhas de reflexão, nas produções e comentários dos alunos, sobre a utilização didática e criativa do smartphone. Da reflexão conclusiva, podemos registar a boa adesão ao projeto, por parte dos alunos, investindo, assim, em novas técnicas e tecnologias de tratamento e manipulação de imagem cativando abordagens pluridisciplinares, encetando metodologias mais ativas e exercícios de reflexão/criação na representação e na autorepresentação, cativando processos de (re)conhecimento.
- Prossumidores: produção e consumo de conteúdos artísticos e sua integração na dinâmica disciplinar por alunos de História da Cultura e as ArtesPublication . Charréu, Leonardo; Duarte, Maria Luisa LuisA presente comunicação deriva de uma investigação de mestrado em curso onde se procura compreender que usos os adolescentes desta geração, conhecida como millenials (ou dos nativos digitais), estão a dar aos seus smartphones num dado contexto escolar português. Cada vez mais, estes artefactos parecem constituir extensões dos seus próprios corpos. Neste texto, tenciona-se ultrapassar, ou contornar as críticas que têm vindo a ser feitas sobre a suposta desumanização e falta de empatia pelo “outro” que o excesso de uso do telemóvel parece provocar nos seus jovens usuários. A presente investigação olha para este problema como uma oportunidade de, mediante um uso didático, produzir conteúdos artísticos. Ao mesmo tempo, ajuda os jovens alunos “produtores/consumidores” a reconhecerem-se na produção de subjetividade inerente a determinadas propostas de trabalho realizadas no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes.