Browsing by Author "Domingos, Joana Filipa da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Emoções em movimento: a literatura infantil como estímulo para o desenvolvimento do movimento e da inteligência emocional na disciplina de expressão criativa e técnica de dança contemporânea com alunos do 1º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha no ano letivo de 2023/2024Publication . Domingos, Joana Filipa da Costa; Marques, AnaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança de Lisboa com o objetivo de obtenção do grau de mestre. O estágio decorreu na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, uma instituição de Ensino Artístico Especializado, durante o ano letivo de 2023/2024. Motivada por um interesse crescente pelas emoções, tanto a nível pessoal como profissional, a aluna estagiária procurou explorar a aplicação da Inteligência Emocional no contexto do ensino da dança. O principal objetivo foi estimular a Inteligência Emocional dos alunos, promovendo a criatividade, a expressão corporal e o aperfeiçoamento da aprendizagem nas disciplinas de Técnica de Dança Contemporânea e Expressão Criativa. A intervenção pedagógica centrou-se no desenvolvimento desta competência das alunas de uma turma do 1º ano do Ensino Artístico Especializado, nas disciplinas de Expressão Criativa e Técnica de Dança Contemporânea. Para tal, utilizou-se a Literatura Infantil como recurso pedagógico, visando explorar e fomentar as competências socioemocionais e analisar o seu impacto no processo de aprendizagem da dança. Partindo da premissa de que a dança é uma forma de expressão emocional, permitindo às crianças comunicar sentimentos através do movimento, e com base na ideia de que o trabalho sobre as emoções pode ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento técnico e artístico, no estágio adotou-se uma abordagem de investigação-ação. Esta incluiu a utilização de tabelas de observação, questionários, registos fotográficos, vídeos e gravações de áudio, com o objetivo de documentar e analisar de forma abrangente as atividades realizadas. Os resultados desta investigação apontam para a importância de uma abordagem integrada no ensino da dança, que considere tanto o desenvolvimento técnico quanto emocional. O objetivo final é oferecer uma base para reflexão sobre o ensino artístico, propondo sugestões construtivas para futuras intervenções educativas.