Browsing by Author "Diniz, Margarida Mancelos Vasconcelos Rocha"
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- A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridadePublication . Diniz, Margarida Mancelos Vasconcelos Rocha; Almeida, AntónioO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira descrevem-se e comparamse as práticas educativas realizadas no 1.º CEB e no 2.º CEB, nomeadamente no 3.º e no 6.º ano de escolaridade. A seguir, na segunda parte, é apresentado um estudo realizado nas escolas em que decorreu a PES II para responder ao problema “Quais são as conceções de alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB sobre a utilização de animais em sala de aula?”. Para orientar a investigação foram formulados 3 objetivos gerais: (i) Identificar as conceções dos alunos acerca da utilização de animais; (ii) Identificar as potencialidades e as fragilidades da utilização de animais em sala de aula; (iii) Comparar as conceções dos dois grupos de alunos, atendendo a que apresentam um nível etário diferente e, consequentemente, um nível de desenvolvimento igualmente diferente e vivências distintas. A metodologia utilizada foi de caráter quantitativo, recorrendo-se à administração de um questionário, com questões de resposta aberta e fechada. Para a análise da maioria das questões recorreu-se a estatística descritiva. A estatística inferencial foi aplicada a duas perguntas, em que se utilizou o software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados permitiram verificar algumas conceções dos alunos dos dois ciclos de ensino à cerca da utilização de animais. As crianças do 1.º CEB foram mais defensoras da realização de atividades práticas com animais comparativamente às do 2.º CEB. No entanto, quando questionadas sobre situações que envolvem o uso instrumental de animais, as crianças do 1.º CEB não se revelaram tão entusiastas se comparadas com as do 2.º CEB. Para verificar a razão inerente a essas diferenças elaboraram-se hipóteses explicativas relacionadas com o nível de desenvolvimento dos alunos, com a sua faixa etária e com as suas vivências.