Browsing by Author "Delgado, Ana Margarida Lopes"
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- A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Delgado, Ana Margarida Lopes; Fernandes, João Carlos Martins ParreiraA disciplina de Técnicas de Dança apresenta uma carga horária substancial no Plano de Estudos das Escolas de Ensino Artístico Especializado, o que revela a sua importância na formação de bailarinos. Estas permitem por um lado, aprofundar a capacidade de dominar o corpo e, por outro, criar novos vocabulários de movimento. O presente estudo pretende mostrar a importância e validade de várias abordagens no ensino-aprendizagem da composição coreográfica, como complemento ao sólido trabalho técnico já objetivado, no contexto do Ensino Artístico Especializado. Através da aplicação do estágio nas três turmas do 3º Ciclo do Curso de Básico de Dança procurou-se perceber se a multiplicidade de metodologias e processos democráticos da composição coreográfica, trazem mais-valias para a criação de corpos disponíveis para outras abordagens físicas, técnicas e artísticas. Para aferir resultados, recorreu-se à Metodologia de Investigação-Ação apoiada por Diários de Bordo e Grelhas de Observação elaborados no período do Estágio. A composição coreográfica promove, através de métodos e processos democráticos e de partilha, a construção de um produto final cooperativo que promove não só a formação de quem cria, mas também de quem interpreta. Pretendeu-se assim, atendendo às exigências do mercado artístico contemporâneo, conduzir à formação de um corpo disponível a novas abordagens, através da realização do estágio na disciplina de Práticas complementares de Dança, onde se insere a disciplina de composição coreográfica. Procurou-se desta forma, estimular a singularidade do intérprete/bailarino de dança contemporânea aplicando um conjunto de estratégias baseadas em algumas das metodologias de ensino de referência neste domínio, que valorizam a relação cooperativa entre coreógrafo e intérprete. Em suma, pretendeu-se conjugar os métodos e processos democráticos da composição coreográfica e o uso da singularidade com o carácter expositivo das aulas de técnicas de dança, estimulando os alunos a desenvolver a sua capacidade de resposta a novas tarefas, preparando-os para a variedade de propostas existentes no mercado artístico profissional contemporâneo.
