Browsing by Author "Davidova, Evelina Borislavova"
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- O impacto do retargeting no bem-estar do consumidor e na intenção de compraPublication . Davidova, Evelina Borislavova; Antunes, Ana Cristina CoelhoO consumidor contemporâneo tornou-se um desafio constante na vida dos profissionais de marketing que têm agora cada vez mais formas, meios e dispositivos para comunicar com os seus clientes, graças às capacidades da Internet, que foi por muitos considerada a maior revolução do século XXI e que continua a evoluir sem dar tréguas. Os dados estatísticos da Internet World Stats, revelam que no primeiro semestre de 2020, mais de metade da população mundial esteve online, mais propriamente 62%, que representam cerca de 4,8 mil milhões de utilizadores propícios a serem impactados por campanhas publicitárias digitais de diversas indústrias e serviços. Nesta perspetiva, a digitalização das marcas foi não só necessária como inevitável. As marcas tiveram de se readaptar à economia digital. Organizaram-se para estar onde os consumidores estavam – no online –, integrando estratégias digitais capazes de providenciar orientações consistentes para as atividades de marketing, tendo em vista o cumprimento dos objetivos do negócio. No presente estudo abordamos o retargeting, uma técnica ainda recente na publicidade online e examinamos a sua relação com o bem-estar hedónico associado a afetos positivos do consumidor. Pretendemos ainda analisar qual o papel do retargeting e do bem-estar na intenção de compra, assim como verificar se esta prática tem influência na intenção de compra do consumidor. Os resultados obtidos sugerem que a frequência com que o consumidor entende ser alvo de uma campanha de retargeting não aparenta manter uma relação significativa com o bem-estar, assim como, não encontramos uma relação entre a frequência de exposição perante campanhas de retargeting e intenção de compra do consumidor. Contudo, o estudo sugere que determinadas mensagem contidas nas campanhas de retargeting podem influenciar positivamente a intenção de compra do consumidor. Verificamos ainda que embora a frequência com que o consumidor é exposto a campanhas de retargeting não produza efeitos significativos sobre a intenção de compra, o bem-estar hedónico associado a emoções positivas parece ser um importante preditor da intenção de compra. São ainda debatidas as implicações dos resultados da investigação e feitas sugestões para investigações futuras sobre o tema.