Browsing by Author "Cunha, Ana Rita da Conceição"
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- “Nós temos de dormir porque as professoras precisam de ir almoçar”: conceções das crianças e da equipa educativa sobre a sesta no jardim de infânciaPublication . Cunha, Ana Rita da Conceição; Nunes, ClarisseO presente relatório objetiva apresentar uma reflexão contextualizada e detalhada sobre a ação desenvolvida durante a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) que se realizou numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) cuja ação é norteada pelos valores cristãos e fortemente influenciada pelo modelo pedagógico de Reggio Emília, numa sala com um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Durante o estágio foi realizada uma investigação sobre a sesta no Jardim de infância (JI) com contornos de um estudo de caso, de carácter qualitativo, recorrendo à observação direta e indireta, como técnica preferencial de recolha de dados. O presente estudo apresenta relevância académica e social, por se tratar de um tema pouco abordado, mas de elevada relevância para o desenvolvimento harmonioso da criança e por se afigurar a possibilidade de sensibilizar os profissionais de educação para a temática e facultar dados relevantes ao contexto onde decorreu a investigação, que possam potenciar uma reformulação na rotina da sesta. O estudo apresentado objetivou, assim, identificar a forma como as crianças e a equipa educativa vivenciavam a sesta, cartografar as conceções das crianças e da equipa educativa sobre a rotina da sesta em (JI), analisar os contributos da sesta para o desenvolvimento harmonioso da criança e identificar os fatores que influenciam a qualidade do sono durante a sesta. Os dados obtidos e analisados demonstram: (i) a concordância geral quanto à valorização da sesta por parte dos participantes, identificando as vantagens e a estrutura da rotina; (ii) a contribuição da sesta para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas e sociais nas crianças e (iii) a existência de fatores que influenciam negativamente a qualidade do sono durante a sesta, nomeadamente, a agitação das crianças, a falta de recursos humanos para acompanhar as crianças com Necessidades de Saúde Específicas (NSE), o excesso de ruído e um ambiente agitado e distrativo. O relatório apresenta, ainda, uma reflexão crítica sobre a construção identitária e da profissionalidade docente enquanto educadora de infância, que espelham a formação académica e profissional e o crescimento pessoal.