Browsing by Author "Cruz, Andreia Filipa Canudo"
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- World press photo 2012: a construção discursiva da Primavera ÁrabePublication . Cruz, Andreia Filipa Canudo; Simões-Ferreira, Isabel; Mata, Maria JoséA presente dissertação pretende revelar a forma como o evento Primavera Árabe foi representado nas fotografias vencedoras do concurso World Press Photo 2012, a partir da análise da narrativa visual das imagens premiadas. O trabalho procura evidenciar que as fotografias, devido às suas características e opções formais, transmitem determinados discursos, sentidos e valores ideológicos. Consideramos, assim, que as fotografias jornalísticas, embora se apresentem como retratos objetivos do mundo, são construções subjetivas, que condicionam a perceção dos indivíduos e influenciam as suas práticas sociais. As imagens analisadas foram distinguidas pelo World Press Photo, um dos concursos mais prestigiados de fotojornalismo, que dignifica os fotógrafos vencedores e visa promover elevados padrões de qualidade no seio da fotografia jornalística. Os trabalhos fotográficos, ao serem premiados pelo concurso, adquirem uma visibilidade imensa, a partir da divulgação nos órgãos de comunicação social, mas também através da exposição itinerante que percorre dezenas de países, anualmente. As fotografias vencedoras do World Press Photo 2012, que também circularam pelo mundo, não retratam a Primavera Árabe em todas as suas dimensões. Ao longo deste trabalho iremos revelar que essas fotografias são apenas seleções de determinados momentos, que transmitem certas compreensões acerca da Revolta Árabe.
- World Press Photo 2012: a construção discursiva da Primavera ÁrabePublication . Cruz, Andreia Filipa Canudo; Simões-Ferreira, Isabel; Mata, Maria J.O presente artigo pretende analisar a forma como o fenómeno da Primavera Árabe foi retratado nas fotografias vencedoras do concurso World Press Photo em 2012. As fotografias jornalísticas, embora se apresentem como índices do real, condicionam frequentemente a percepção dos indivíduos e influenciam as suas práticas sociais. Também as fotografias vencedoras do World Press Photo, um dos concursos mais prestigiados de fotojornalismo, em 2012 não fogem ao construtivismo discursivo que molda a representação e a percepção dos acontecimentos. A partir da análise crítica do discurso, nomeadamente dos instrumentos teóricos da semiótica barthesiana e da semiótica social de Gunther Kress e Theo van Leeuwen, procurámos interpretar as 38 fotografias vencedoras do World Press Photo 2012, a fim de reflectirmos sobre o modo como contribuíram para a compreensão da Revolta Árabe e como despertaram o nosso interesse e a nossa imaginação para o desenrolar do conflito.