Browsing by Author "Couto, Rebeca Roxo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contexto da educação musical enquanto veículo para a transmissão de valores: o caso particular do espaço vida e música PortugalPublication . Couto, Rebeca Roxo; Neto, TiagoRESUMO I - O Instituto Gregoriano de Lisboa é uma escola vocacional de música, estatal, de posicionamento geográfico privilegiado no Campo Grande, e que conta com um legado de investimento na qualidade científica e artística. O presente Estágio em Ensino de Música foi realizado em regime de observação, contando com a Professora Zofia Mendanha como orientadora cooperante. Foram acompanhados um aluno de 1º grau do ensino Básico em viola (Aluno A), e duas alunas de violino, uma de 3º e outra de 7º grau (Alunas B e C, respetivamente). Apesar do contexto pandémico atravessado pelo país, foi possível cumprir satisfatoriamente os requisitos do estágio. Ainda que a Aluna B apresentasse mais dificuldades técnicas e menos motivação que o Aluno A e a Aluna C, todos os alunos responderam muito bem às estratégias levadas a cabo, e os objetivos delineados no início do ano letivo foram cumpridos. A experiência de estágio em observação foi deveras positiva, tendo-me exposto ao ambiente profissional ideal, proporcionado uma aprendizagem “em campo” com uma docente mais experiente que eu (e uma que partilha de muitos paradigmas que aprendi na minha formação académica), e permitido receber retroalimentação imediata e construtiva da parte da docente cooperante. A Prática Pedagógica foi uma experiência marcante que me conferiu recursos e confiança para prosseguir no meu percurso profissional. A principal lição que retenho é a importância de que todo o docente se mantenha cientificamente atualizado, musicalmente em forma, e permanentemente autocrítico, pois a sua aprendizagem pessoal é também um investimento na aprendizagem dos seus alunos.