Browsing by Author "Coutinho, Ana Rita Farropas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O desafio no espaço exterior: brincar e aprender fora da sala de atividadesPublication . Coutinho, Ana Rita Farropas; Fuertes, MarinaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), e visa apresentar de forma sistemática, reflexiva e fundamentada a minha prática educativa enquanto educadora estagiária, ao longo do período de estágio, evidenciando as aprendizagens realizadas. Esta prática decorreu em contexto de Jardim de Infância (JI), mais especificamente numa sala de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Neste sentido, são apresentados diversos tópicos que espelham todo o processo de intervenção, nomeadamente a caracterização do contexto socioeducativo, as intencionalidades educativas que sustentam a minha prática pedagógica, a introdução da investigação em JI, os processos de avaliação e as considerações finais. Durante a PPSII, surgiu a problemática mais significativa que dá nome a este relatório: “O desafio no espaço exterior: brincar e aprender fora da sala de atividades”. Esta problemática emerge da observação do interesse das crianças pelo tempo de exterior e dos constrangimentos impostos pelas obras que foram feitas no parque exterior da instituição. Após o levantamento de algumas questões, foram definidos alguns objetivos mediante a problemática identificada, sendo eles: i) Estudar os contributos da exploração do espaço exterior para o brincar em JI, ii) Averiguar a importância do espaço exterior no JI e iii) Estudar as preferências das crianças, a relação e as brincadeiras entre as crianças nos diferentes espaços exteriores. A recolha de dados passou por diversas técnicas e instrumentos, principalmente: observação direta participante e não participante, através do registo de observação (notas de campo), inquérito por questionário com perguntas de resposta aberta e uma entrevista semiestruturada (cf. Anexo C), a qual foi orientada a partir de um guião (cf. Anexo B) elaborado para este estudo. Toda a ação e prática desenvolvida para com o grupo de crianças, com a equipa educativa, com as famílias e o contexto, assim como toda a investigação desenvolvida, resultou numa reflexão fundamentada e, consequentemente, numa enorme aprendizagem, não só alusiva ao tema da investigação, como à perspetivação da educadora que pretendo ser no futuro.