Browsing by Author "Costa, Roberto Condessa da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Como os exercícios de trabalho-base devem ser abordados no desenvolvimento do processo de aprendizagem dos estudantes de trompetePublication . Costa, Roberto Condessa da Silva; Burt, David; Rocha, João Nuno Viegas SantosNo âmbito do programa do Mestrado em Ensino da Música, para finalização do mesmo é realizada por cada mestrando o relatório de estágio, dividido em duas secções diferentes. A primeira secção é dedicada à minha prática pedagógica, na qual estão escritas as caracterizações acerca do estabelecimento de ensino que realizei este estágio e de três alunos de diferentes níveis de ensino (iniciação, curso básico e secundário) que acompanhei durante o ano lectivo de 2014/2015. Também contenho nesta secção as práticas educativas desenvolvidas com os alunos, na qual estão as estratégias e os resultados das mesmas para o desenvolvimento do processo de aprendizagem deles, bem como a minha análise crítica da minha actividade docente. A segunda secção é representada pela investigação acerca do tema do relatório de estágio. Baseia-se numa abordagem relativamente aos objectivos, maneiras de interpretação e consequências da execução dos exercícios de trabalho-base de um trompetista. Nesta secção, vou falar especificamente acerca dos exercícios de flexibilidade, articulação (simples, dupla e tripla), dedilhação, registo, som (timbre e fraseado) e sobre motivação, mais concretamente o modelo da “expectativa e valor” de Jacquelynne Eccles. A revisão da literatura contém informação contida em livros (onde se incluem livros de exercícios com notas dadas pelo autor na execução dos mesmos), artigos, questionários e dissertações. Recorri ao uso de dois questionários que fiz para a apresentação e análise dos resultados da investigação com perguntas baseadas no tema mencionado na capa.