Browsing by Author "Costa, Dulce Isabel Valente"
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- O uso de mapas como ferramenta para a construção do conhecimento histórico-geográfico no 2.º CEBPublication . Costa, Dulce Isabel Valente; Hortas, Maria JoãoO presente relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É composto pela descrição, análise e reflexão das experiências de estágio em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, bem como por investigação, desenvolvida durante a intervenção pedagógica no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo recai sobre o uso de mapas como ferramenta para a construção da aprendizagem da História e da Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico, promovendo uma maior participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento de competências histórico-geográficas. A opção pelo tema decorre das características do contexto de 2.º Ciclo, em particular o desinteresse pela aprendizagem da disciplina de História e Geografia de Portugal. De acordo com os conhecimentos prévios dos alunos, e com o recurso a mapas como ferramenta pedagógica, as turmas são conduzidas no processo de construção do conhecimento, através de atividades centradas no aluno. Estas atividades concorrem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas, sendo valorizados dois objetivos: (i) desenvolver competências de construção e leitura de mapas para a aprendizagem em História e Geografia; (ii) desenvolver competências de recolha, tratamento e análise de informação, de natureza histórico-geográfica, promotoras de maior autonomia e participação na construção do conhecimento. As três atividades, implementadas com recurso a mapas, têm diferentes intencionalidades, permitindo contextualizar espacialmente conteúdos programáticos relativos à História de Portugal. Neste processo, os alunos foram envolvidos na leitura e construção de mapas, sendo as produções realizadas, o objeto de análise e avaliação para encontrar resposta à problemática do estudo. Para a avaliação das aprendizagens foram construídas tabelas com indicadores que avaliam os objetivos específicos definidos para cada atividade, no domínio dos conteúdos, da participação e do comportamento. Os resultados mostram que, apesar de alguns alunos afirmarem não gostar de trabalhar com mapas, a natureza das atividades e o envolvimento nas tarefas propostas permitiu desenvolver um conjunto de competências histórico geográficas, em particular no domínio da localização e espacialidade.
